Pedro Abrunhosa prestou, este domingo, homenagem a Vasco Pulido Valente, que faleceu há dois dias. Destaque ainda para a crítica que fez a Miguel Sousa Tavares.
No seu Instagram, Pedro Abrunhosa começou por escrever “morreu há dois dias o mais mal disposto dos portugueses e o mais lúcido dos cronistas, Vasco Pulido Valente”.
Acrescentando que “talvez as duas características tenham de andar juntas para contemplarmos neste país com a mediocridade das lérias pseudo-literárias de MSTavares ou da desgraçada comicidade de Sócrates que VPV, corajosamente, atazanou. Vasco Pulido Valente foi a voz irascível e visionária de que Portugal precisava e que ninguém mais ousou. Conheci-o vagamente. Trocámos livros e correspondência curta. Fica-me o imenso, o enorme prazer das suas crónicas no Público e, para sempre, a escorreita e rigorosíssima escrita em, por exemplo, ‘’O Fundo da Gaveta”, “Glória” ou ‘Um Herói Português”. Ao Historiador e autor Vasco Pulido Valente o meu profundo e reconhecido agradecimento”.
Deixou ainda um pedido aos seus seguidores: “Em vez de likes, façam-me o favor: leiam este homem. Obrigado
Pedro Abrunhosa”