A arte islâmica é analisada ao pormenor no Museu do Oriente

Yellamma

 

 

O Museu do Oriente analisa o melhor da arte islâmica no dia 19 de Abril às 18:30. “As glórias desconhecidas do Imam: o silêncio, a ausência e o islamicate na Índia da colecção Kwok On” é o tema da próxima conferência do ciclo “A Índia Visual”, que prolonga-se até Novembro. Esta conferência será orientada por Jason Keith Fernandes, doutorado em Antropologia e investigador de pós-doutoramento do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA-IUL).

 

 

Islamicate foi um termo introduzido por Marshall Hodgson, professor de estudos islâmicos, que se refere, não directamente à religião, o Islão , mas ao complexo social e cultural historicamente associado com o Islão e os muçulmanos.

 

 

A partir de várias peças indianas da colecção Kwok On, esta sessão pretende mostrar como, o que frequentemente parece hindu, é na realidade profundamente islamicate. A apresentação demonstrará a forma como práticas associadas com a fé shia e a figura histórica do Imam Hussein são centrais em grande parte da cultura da Ásia do Sul (indiana), reconhecendo que este facto complica e desafia o modo através do qual indivíduos e instituições, como museus, entendem o subcontinente.

 

 

A entrada é livre.