Três matadores de touros portugueses compuseram o cartel da corrida de touros que se realizou, esta sexta-feira, no Campo Pequeno.
António João Ferreira, Manuel Dias Gomes e João Silva ‘El Juanito’ enfrentaram touros da ganadaria Calejo Pires.
Como aqui já demos conta, António João Ferreira foi colhido aquando da lide do quarto touro da noite, o segundo do seu lote, tendo mesmo assim, em visível debilidade física, terminado a lide. Foi posteriormente transportado à enfermaria da praça e encaminhado para o Hospital Santa Maria.
Rui Bento Vasques, director de actividades tauromáquicas do Campo Pequeno, apostou e arriscou, ao apresentar um cartel apenas com matadores, e ainda por cima portugueses, num país claramente mais adepto do toureio a cavalo. Final de mês de férias, nenhum nome sonante em cartel, e ainda assim colocam aproximadamente, meia casa de lotação preenchida. Não poderão agora os críticos, deste gestor taurino, dizer que não aposta em toureio a pé nem em matadores portugueses. Fê-lo e tem mérito nisso.
António João Ferreira teve uma primeira faena sem história, frente a um oponente com excesso de peso e escassa investida. No capote lanceou por verónicas e posteriormente por gaoneras, com um quite de Manuel Dias Gomes por chicuelinas, entretanto. Na muleta não conseguiu uma tanda, ficando-se por passes soltos. Sem música e sem volta, por motivos óbvios.
No segundo touro, o quarto da corrida, continuou a sua má sorte. Frente a um touro de investida pouco franca. Novamente discreto no capote, brilhantismo para os seus bandarilheiros no tércio de bandarilhas. Na muleta e quando estava na melhor tanda da sua actuação, sofreu voltareta, atrás referida. Apenas laivos da sua qualidade, numa noite em que teve o pior lote de touros da corrida.
Manuel Dias Gomes teve duas faenas de mérito. Na primeira destaque para a espectacularidade no capote, onde se destacou frente ao seu oponente, por verónicas e tafalleras, intercaladas por um quite de Juanito por saltilleras. Construiu no capote uma interessante faena, com várias tandas de valor, frente a um touro que foi em decréscimo durante a actuação do matador lusitano.
Frente ao quinto touro da corrida, voltou a estar bem. Na muleta foi onde mais se destacou com bonitas séries por ambos os pitons. Esteve mandão frente ao seu oponente. Em ambas as faenas foi premiado com volta à arena e música durante a actuação.
João Silva, mais conhecido por El Juanito, teve passagem positiva por Lisboa. Na primeira ‘apenas’ se viu na muleta e desenvolvendo maioritariamente a actuação nos terrenos médios, por ambos os pitons, superiorizando-se ao seu oponente, e rematando com desplantes. Faena premiada com música e volta, na qual ia ‘abusando’…
Frente ao touro que encerrou a corrida, o sexto, foi rápido mas poderoso. Lide curta mas com muito de positivo, a começar na atitude, destacando-se numa tanda de naturais e ainda em séries por ambos os pitons. Juanito tem tudo para se destacar, desde que aposte em ser protagonista toureando… e não em constante recolha de aplausos do público. Faena premiada com música e volta.
Ricardo Dias dirigiu a corrida, sendo assessorado por Jorge Moreira da Silva.
Antes da corrida, pelas 20:00, teve lugar, no átrio da porta principal, uma aula de toureio de salão.
Texto: Rui Lavrador
Fotografias: João de Sousa