A Praça de Touros do Campo Pequeno, em Lisboa, recebeu, esta sexta-feira, o primeiro de dois espectáculos ‘Carmina Burana’ pela companhia La Fura dels Baus.
A companhia catalã juntou-se em palco com a Lisbon Film Orchestra, liderada pelo Maestro Nuno de Sá.
A obra do conhecido compositor alemão Carl Orff foi a base, através de magnífica interpretação da Lisbon Film Orchestra, que a companhia La Fura dels Baus soube potenciar com uma extraordinária produção com alguma extravagância mais ainda maior qualidade e arte na sua concepção.
Visualmente o espectáculo é poderoso, com cantores ora em gruas, ora submergidos em vinho e água, a qual aproveitam para atirar ao público. Destaque ainda para muitos efeitos visuais, projecções vídeos e uma ideia de procura e desejo, que está patente na obra de Orff e que a companhia consegue transmitir na perfeição.
Carmina Burana foi composta durante os anos de 1935 e 1936 e destaca-se pela transmissão do valor da vida, do desejo sexual, sem esquecer a crítica e sátira que é, bem, feita, aos usos e costumes da época.
Recordar que a ligação da companhia catalã a Portugal surgiu em 1994, quando decidiram estrear ‘MTM’ no Armazém 22, uma sala que entretanto deixou de existir.
O espectáculo repetirá amanhã, no Campo Pequeno, pelas 17:00 e pelas 21:30. No dia 28 será no Porto, na Super Bock Arena, pelas 17:00 e 21:30.