A cultura visual na Índia será o ponto de partida para o ciclo de conferências “A Índia Visual”. Estas conferências realizam-se de 25 de Janeiro a 29 de Novembro de 2017, sempre pelas 18:30, e são de entrada livre.
Organizada pelo Museu do Oriente, em parceria com o CRIA – Centro em Rede de Investigação em Antropologia, a primeira sessão (25 Janeiro, pelas 18:30) é da responsabilidade de Sandra Marques (CRIA – UL) e está subordinada ao tema “A Índia Não é Hindu: Património Baul, Baul-Fakirs e a Salvaguarda das Canções Baul”.
A arte, religião, política, consumo, género, publicidade e os media vão ser discutidos nestas sessões que desdobram-se em conferências, mesas redondas e mostras de filmes/documentação audiovisual. “A Índia Visual” vai contar com a presença de investigadores, académicos e outras personalidades ligadas à Índia e às múltiplas dimensões da cultura visual, com o objectivo de questionar a Índia contemporânea.
Além da abordagem teórica e temática, dar-se-á continuidade à apresentação e análise de objectos pertencentes à Colecção Kwok On, da Fundação Oriente, iniciada no ciclo de conferências “A Índia Ritual” realizada no ano passado.
A primeira sessão do ciclo “A Índia Visual” acontece no Museu Oriente no dia 25 de Janeiro às 18:30.