Fotografia: João Vasco
Magistral! Imponente! Fortíssimo! O espectáculo da Lisbon Film Orchestra no Campo Pequeno, este domingo, foi arrebatador perante sala completamente esgotada!
A Lisbon Film Orchestra, liderada pelo maestro Nuno Sá, apresentou-se no Campo Pequeno para interpretar temas de grandes filmes e séries, ao mesmo tempo que numa tela gigante em palco passavam imagens representativas dessas séries e filmes.
Com aproximadamente 60 músicos em palco, a expectativa era grande até pelo facto de se anunciar que pela primeira vez ao vivo, em Portugal, seriam interpretados os temas da recém-vencedora série dramática dos Emmys 2018, “Guerra dos Tronos” e da série espanhola de grande sucesso “A Casa de Papel” do “My Life Is Going On”.
Quem acha que um espectáculo com uma orquestra é algo demasiado formal e protocolar, ficou logo de ideias do avesso no início do concerto quando no sistema sonoro surgiu a informação que podias fotografar e filmar à vontade, tendo apenas o cuidado de colocar o telemóvel em modo voo para não interferir com os instrumentos.
Foi ainda pedido para ligar as lanternas dos telemóveis e foi sob efeito de chuva de estrelas que se iniciou o espectáculo perante uma sala com cinco mil pessoas, completamente esgotada.
“Star Wars”, “Indiana Jones” e “Regresso ao Futuro” foram das obras iniciais a serem abordadas por músicos que demonstraram um brilhantismo e sensibilidades com a mesma constante energia que o maestro os conduzia. Nuno Sá mostrou-se por várias vezes emocionado perante a efusividade do público e o carinho que chegava ao palco.
Ao longo do espectáculo há alguns destaques a fazer, desde logo a duas vozes de inegável valia, bem suportadas em termos de respiração e emotividade. Diana Lucas e Patricia Duarte estiveram em grande plano nos momentos que subiram a palco para dar voz a temas conhecidas de alguns filmes.
“Somos a Lisbon Film Orchestra. Somos Portugal. Gostávamos muito de homenagear duas pessoas”, foi assim que Nuno Sá falou sobre Amália Rodrigues Nuno Maló (compôs a banda sonora para o filme sobre a fadista), antes de a Lisbon Film Orchestra interpretar um excerto dessa banda sonora.
O maestro mostrou ainda que é bom a tocar guitarra (!!!) num momento que deixou a todos surpreendidos.
“Inception”, “Cinema Paraíso”, “Casa de Papel”, “Harry Potter”, “Batman”, “007”, “Guerra dos Tronos”, “Piratas das Caraíbas” foram alguns dos filmes e séries abordados, masgistralmente e com classe indesritivel, por uma orquestra que começa a exigir mais espectáculos, mais palcos e que deixou o Campo Pequeno em completo delírio. O público obrigou a encore e mais que justificado.
Podemos ainda adiantar, foi anunciado no final do espectáculo, que o regresso da Orquestra ao Campo Pequeno será a 7 de Dezembro de 2019. Antes, 1 de Março, actuam no Salão Preto e Prata, no Casino Estoril, num espectáculo dedicados aos Óscares.
https://www.facebook.com/LFOoficial/videos/1172858466210514/?t=17
https://www.facebook.com/Infocul/videos/359674811488230/?t=7
https://www.facebook.com/LFOoficial/videos/272815213422803/?t=18