Luis Montez sobre o Caixa Alfama: “Aqui temos os melhores fadistas do mundo”

O Caixa Alfama apresenta em Setembro a sua 4ª edição levando às ruas e ruelas de Alfama alguns dos melhores fadistas. O Infocul esteve na apresentação do festival de fado e falou com Luiz Montez, da Música no Coração sobre o percurso que o festival tem tido.

O Caixa Alfama veio para ficar. Quem o diz é Luiz Montez afirmando “Sim, se eu pensar que o Super Bock Super Rock já vai na 22º edição…eu penso a longo prazo nos eventos que produzo. Portanto eu acredito que o Fado é imbatível, aqui temos os melhores fadistas do mundo, e como temos matéria-prima, público e Alfama é linda de morrer, misturamos isto com a gastronomia, com as tascas de Alfama, é um fim de semana de luxo por um preço muito baixo, mais de 50 fadistas por 38 euros, é realmente muito forte”.

 

 

O Infocul questionou Luis Montez sobre a dificuldade em não repetir o cartaz e na constante inovação acerca do mesmo que a Musica no Coração imprime, obtendo por parte do responsável da produtora do Caixa Alfama a indicação que “há muitos fadistas, todos os dias nascem fadistas, portanto há cada vez mais matéria prima, cada vez melhor. Estreámos aqui à pouco a Maura Airez, vai ser gigante…Nós temos muito bons cantores, temos grandes poetas. O mais difícil de gerir neste festival são os músicos porque em 50 fadistas são precisos 150 guitarristas e não há 150 guitarristas muito bons, portanto temos que gerir para que uns acabem de actuar com um artista e vão a correr para actuar com outro, portanto isso é o mais difícil mas há cada vez mais malta nova a tocar guitarra portuguesa”.

 

 

Este ano o Caixa Alfama conta com dois novos palcos “o Largo da Igreja de Santo Estevão e o Clube Lusitano em frente ao Museu do Fado” referiu-nos ainda Luis Montez.

 

 

Recordamos que os primeiros nomes confirmados para esta quarta edição são: Ricardo Ribeiro, Raquel Tavares, Carminho, FF, Maura Airez e Gisela João.

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6805 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador