Natal: Aprenda a decorar, enfeitar e cozinhar no Museu do Oriente

origami_arvore_natal

 

O Museu do Oriente vai ensina-lo a decorar, enfeitar e cozinhar as melhores iguarias orientais para servir nesta quadra natalícia. Caligrafia, Origami e Kusudama serão ministras em oficinas para todas as famílias.

 

 

Inspirado na decoração do festival “Tanabata” e outras celebrações japonesas assinaladas com dobragens de papel, o Museu propõe este ano uma árvore de Natal diferente om aspectos do universo do origami. Tsurus e Noshi são motivos auspiciosos, de esperança e agradecimento, que serão usados para decorar a árvore de Natal do Museu do Oriente, contando com a colaboração dos visitantes e da comunidade.

 

 

No dia 27 de Novembro, das 11:00-12:30, a oficina “Natal em origami” (repete a 11 de Dezembro) propõe ensinar famílias com crianças a partir dos 4 anos, a dobrar motivos simples como estrelas e anjos, para enfeitar a árvore do Museu.

 

 

O mesmo conceito aplica-se ao workshop “Kusudama para a árvore de Natal” (24 de Novembro, das 15:00-17:00), desta vez utilizando a técnica de origami modular. Já em Dezembro, o workshop “Noshi by Isao Honda”, retoma as criações deste mestre origamista para ensinar modelos tipicamente associados a datas festivas. Esta oficina tem um custo de € 3,50 por participante.

 

 

No mês de Dezembro e inspirado na magia da quadra, na oficina dramatizada “Luzinhas de Natal!” (3 Dezembro), onde os bebés dos 12 aos 24 meses vão explorar formas, movimentos e sensações, através de jogos de luzes coloridas, umas fugazes outras demoradas, umas no céu outras ao alcance da mão. Esta oficina dramatizada acontece das 10:00-10:30 ou 11:00-11:30.

 

 

E porque não há Natal sem doces e guloseimas, “Tios, primos e biscoitos” (04 de Dezembro) é a deliciosa sugestão para crianças dos 2 aos 4 anos, acompanhadas por um adulto, que as ensina a fazer biscoitos para surpreender a família nesta quadra. Entre os ingredientes a utilizar, açúcar, farinha, canela e histórias que vão dar ainda mais sabor ao produto final. Os deliciosos produtos vão ser preparados das 10:00-11:00 ou das 11:30-12:30.

 

 

A estrela de Natal é a protagonista da oficina “Estrelinhas cadentes”, para bebés até aos 12 meses, que contará a história da estrela mais brilhante do céu que, ano após ano, aparece no topo da árvore de Natal mas que vem de longe, muito longe. Esta oficina do Ateliê Tapete Encantado acontece no dia 10 de Dezembro das 10:00-10:45 ou pelas 11:30-12:15.