E é já para a semana o maior festival de fado do mundo, o Santa Casa Alfama, que este ano celebra o Centenário da sua maior diva, Amália Rodrigues. Nos dias 2 e 3 de outubro, alguns dos melhores fadistas da atualidade vão passar pelos vários palcos espalhados pelo mítico bairro de Alfama. A pandemia da Covid-19 obriga a algumas mudanças, respeitando todas as normas e orientações da Direção-Geral da Saúde.
“Uma das alterações que achamos por bem fazer, foi retirar as salas das coletividades fechadas, o Centro Cultural Dr. Magalhães Lima que a Sociedade Boa União e o Grupo Sportivo Adicense, da programação do Festival, e espalhar os fadistas previstos pelos palcos ao ar livre próximo do rio, evitando desta forma ajuntamentos na circulação de publico nas ruas interiores do bairro de Alfama. Mantemos o mesmo numero de fadistas e aumentamos a programação dos palcos ao ar livre. Os fadistas agora realocados vão passar a cantar para plateias maiores. Os Artistas programados para o Centro Cultural Dr. Magalhães Lima atuam no Palco Santa Casa, os da Sociedade Boa União passam para o Palco Santa Maria Maior no Largo do Chafariz de Dentro e os do Grupo Sortivo Adicense, sobem ao Palco Ermelinda de Freitas no Rooftoop do Terminal de Cruzeiros”, refere a produção.
Tendo em conta a legislação em vigor e no cumprimento rigoroso das orientações da Direção-Geral da Saúde dado o atual contexto devido à COVID-19, o Festival Santa Casa Alfama tomou as seguintes medidas de higiene e segurança:
- Uso de máscara obrigatório em todo o Festival
- Álcool-gel disponível em todos os espaços e locais de atendimento
- Lotação de todas as salas adaptada às orientações da Direção-Geral da Saúde
- Todas as salas com lugares sentados e cumprindo as distâncias de segurança
- Entradas e saídas separadas e sentidos de circulação distintos e devidamente assinalados
- Acompanhamento dos espectadores através de pessoas especializadas
- Desinfeção de todos os recintos e salas, bem como equipamentos de uso partilhado
- Presença de uma equipa de assistência médica permanente e sala de isolamento própria, caso seja necessária
- Uso do equipamento de proteção individual adequado por todo o staff
A colaboração de cada um é essencial para a segurança e proteção de todos, pelo que se pede ao público que:
- Chegue cedo por forma a minimizar as filas
- Evite ajuntamentos nas imediações dos espaços do Festival
- Cumpra rigorosamente com a obrigatoriedade de uso de máscara em todo o Festival
- Respeite o distanciamento de segurança de 2 mts em todos os espaços de circulação, nomeadamente nas filas para entrada nas salas
- Higienize regularmente as suas mãos
- Cumpra a etiqueta respiratória
- Respeite os sentidos de circulação indicados
- Respeite as indicações da sinalética colocada nos espaços do Festival, bem como todas as indicações do staff que estará disponível para lhe dar o apoio necessário
02 e 03 de outubro
Alfama, Lisboa
Programa Completo