Shakespeare à portuguesa. De 9 a 19 de Fevereiro o Teatro Tivoli BBVA em Lisboa acolhe o musical “Sonho de uma noite de verão”, baseado na obra de William mas com uma adaptação na linguagem aos tempos actuais. O elenco é de luxo, mas há destaques a fazer.
A Lisbon Film Orchestra celebra 10 anos de actividade e arrisca fazer um musical baseado numa conhecida obra de Shakespeare. Reúne um elenco liderado por Rita Ribeiro, José Raposo, FF, Ruben Madureira, Sissi Martins, Miguel Raposo, Teresa Macedo e Pedro Luzindro.
Interpretar Shakespeare é sempre um desafio, maior ainda quando se adapta o texto para uma linguagem mais actual. Sissi termina o ensaio desolada e num feitiço transforma-se em Helena e envolvida na tentativa de Demétrio impedir o casamento entre Hérmia e Lisandro. Este é o ingrediente base no cozinhado desta história ao qual se junta a ciumenta relação de Oberon e Titânia que acaba por envolver Puck.
O público assiste à criação do problema da narrativa e à desfeita do mesmo, numa viagem alucinante e sem quebra de ritmo do espectáculo, ao mesmo tempo que aprecia interpretações brilhantes em termos vocais de Ruben Madureira, Sissi Martins e FF. José Raposo e Rita Ribeiro são o ponto de equilíbrio neste musical pela simplicidade interpretativa e classe em cima do palco.
Mas o que maior impacto cria neste musical, além da história, é a Lisbon Film Orchestra e o seu coro. São arrebatadores do inicio do fim do espectáculo, com uma liderança sóbria e segura do Maestro Nuno de Sá, que assina a direcção musical do espectáculo.
O elenco conta ainda com alguns jovens como actores secundários: Bruno Soares Nogueira, Gonçalo Martins, Maria Inês Cabral, Matilde Romão, Maria Inês Cabral, Maria Inês Teles e Guilherme Rocha, que trazem a sua qualidade e um espectáculo que merece ser visto e aplaudido pelo arrojo e pela qualidade, embora na sua estreia o Tivoli não tenha esgotado.
A destacar que todo o espectáculo é tocado e cantado ao vivo, o que representa dificuldade acrescida para os seu intervenientes, que contudo se mostram confortáveis com a situação, acabando por beneficiar o espectador que tem acesso a um espectáculo de maior impacto e intensidade, ao invés de as vozes e música serem gravadas.
Simon Frankel na adaptação e encenação e Laura Póvoa na coreografia merecem também destaque pela qualidade do seu trabalho que é transportada pelos actores e bailarinos para o palco. A cenografia simples acaba por se adequar à história e ao espaço, tal como o jogo de luzes a cargo de Pedro Marques.
“Sonho de Uma Noite de Verão” estará em cena no Teatro Tivoli BBVA até 19 de Fevereiro, às 21h30. Aos sábados há também às 16h30 e domingos só às 16h30.