Na antepenúltima noite de edpcooljazz subiram a palco nos Jardins do Palácio do Marquês de Pombal The Koop Oscar Orchestra e Nouvelle Vague para dois concertos muito aplaudidos pelo público que preencheu em grande número este belíssimo espaço em Oeiras.
“Uma noite dois concertos” foi o conceito desta noite, e dizemos nós, que grandes concertos. Abiram a função, The Koop Oscar Orchestra que pela primeira vez actuaram em Portugal e com uma estreia que agradou bastante ao público que logo assim que o grupo subiu a palco os aplaudiu efusivamente.
O primeiro grande momento surgiu com “Summer Sun”, destacando-se ainda os temas “Come to me” e “I see a diferente you”, este último já no encore.
The Koop Oscar Orchestra é um renovado projecto da autoria de Oscar Simonsson, de nacionalidade sueca, que mistura a musica electrónica e o jazz. Esta conjugação de sonoridades tornou a actuação no cooljazz como um despertar de sensações a quem ouvia e acima de tudo gostava. Podemos afirmar que ninguém ficou indiferente a este projecto.
Esta foi uma estreia em Portugal, pois a anterior presença no nosso pais foi efectuada ainda com o nome de Koop, sendo que desde essa altura, houve uma renovação na constituição do grupo, tendo ontem surgido em palco com sete elementos no instrumental e a vocalista de nacionalidade lituana Jazzu a dar voz às melodias.
O segundo concerto da noite esteve a cargo de Nouvelle Vague vindos directamente de França e cujo nome é inspirado no movimento cinematográfico francês dos anos 60.
Ao edpcooljazz trouxeram algumas recriações de temas como “Ever Fallen in Love” de Buzzcocks, “Blue Monday” de New Order, entre outros.
A sonoridade do grupo francês viaja pelo punk rock, pós-punk e new wave mas que transita em palco para a bossa nova. Não lhes foi difícil conquistarem e envolverem o público no espectáculo.