A livraria “Traga-Mundos” recebe na noite 17 de Novembro, quinta-feira pelas 21:00, a apresentação do livro-objecto “Notas Soltas” de João Pedro Baptista. Nesta noite o melhor da literatura e do tricô unem-se nesta mitica livraria de Vila Real.
A noite de quinta-feira inicia-se com a apresentação, que estará a cargo da Prof.ª Dr.ª Elisa Gomes da Torre (UTAD).
“Notas Soltas”, livro-objecto de João Pedro Baptista, revela-nos, mal retiramos a tampa do frasco, as notas gustativas das palavras, as notas aromáticas dos versos, as notas musicais que superlativam o silêncio. A voz do poeta é nestes poemas já madura, atenta ao sujeito que se escuta” ao desabrigo de uma chuva de versos” e questiona o valor ontológico do tempo, um agora que procura as notas do passado mas vencido, tal como ” as folhas amarelas / Que aos seus pés jazem cobertas de terra”, se oferece à conversa íntima do eu que nos revela: “Limito-me a escutar (…) Não sei, / Nasce o meu espírito,/ O meu poema”, é desta forma que a professora apresenta o livro de João Pedro Baptista.
O jovem é natural do nordeste transmontano e é licenciado em Línguas Literaturas e Culturas. O seu entusiasmo pela escrita, nomeadamente, pela poesia começou, tinha o autor, apenas dezasseis anos de idade, começando por guardar os seus primeiros desabafos numa gaveta fechada que mais tarde se abriria ao mundo.
Mundo este que agora pode ler os seus poemas no livro “Notas Soltas”.