Em tradução à letra, “Friday afternoon” quer dizer “ Sexta à tarde” e é o nome de uma banda formada por alunos, estudantes e estudantes de música também.
O nome vem do facto de inicialmente se juntarem às 6as feiras na escola de música onde se conheceram e onde estão e continuam a crescer como pessoas e músicos.
Depois de muito pensarem, este nome soou-lhes muito bem ao ouvido e surgiu naturalmente.
“Friday afternoon” é uma banda composta por:
Voz, piano, Baixo, Guitarra eléctrica e bateria. Só este formato faz-me lembrar os míticos anos 80 onde era muito comum haver “bandas de garagem”, onde amigos que de algum modo tocavam algum instrumento decidiam começar uma banda e muitas delas foram começando a ser reconhecidas neste formato.
Hoje em dia provavelmente são raras as que sobrevivem, mas também delas surgiram músicos individuais como cantores, compositores e músicos.
Tocar em bares era habitual e uma experiência de crescimento musical, também estes jovens músicos fazem hoje essa mesma experiência, embora em tempos diferentes.
Eu própria fiz essa experiência e recordo-me bem dos ensaios na garagem do João, em Albarraque, onde ensaiávamos músicas originais e depois tocávamos em Bares.
Chagámos a fazer uma maqueta e até a ser entrevistados na Rádio de Sintra.
Tínhamos pernas para andar, sem dúvida, mas a uma dada altura o rumo da vida mudou para mim e por opção abandonei a banda.
Coisas da vida… rumos…
Escolas de música:
Continuam hoje a ter um impacto importante na formação de músicos bem como nas pessoas.
Costumo dizer que os alunos que estudam música são especiais, diferentes… encaram a vida de uma outra maneira e a música acaba por ser um suporte, um sustento, muitas vezes ( e tantas) um escape para os problemas dos jovens.
São pessoas que crescem com uma visão da vida mais ampla e enriquecedora, pois sabem dar o seu talento aos outros e também eles tiram partido emocional, social e obviamente, mais tarde para quem segue música, partido profissional, pois será esse o sustento e construção de uma vida.
Não é fácil, nunca foi, mas nos dias de hoje ainda é mais difícil, porém “Querer é poder” e estes jovens acreditam piamente nisso.
Os “Friday Afternoon” nasceram portanto através duma escola de música e apesar de já darem os seus concertos em bares, e outros eventos para que são convidados, associam-se muitas vezes a eventos da escola onde nasceram já que esta é o “berço” por assim dizer, e é muito gratificante ver esta abertura e espontaneidade destes jovens em mostrarem aos outros como podem ir mais longe se quiserem.
Não só mostram aos que estudam música, como a pessoas comuns que vêm assistir a eventos da escola e este é um papel muito importante para eles, pois dão também a cara da escola.
Estando eu a dar aulas de piano na escola, de onde surgiu a banda, foi inevitável não lhes fazer algumas perguntas.
Perguntei-lhes então:
– Qual a importância da aprendizagem de um instrumento/música para vocês?
– “A aprendizagem de instrumentos e de música deu-nos a oportunidade de fazer o que gostamos e ter esta banda. Tem influenciado a nossa evolução como banda e vice-versa, assim como a nossa evolução enquanto indíviduos.”
– O que pretendem desenvolver mais enquanto banda?
– “ A criatividade e originalidade, a organização e a performance – no geral transmitir também o nosso sentimento e mensagem.
– Que idades têm?
– “ Entre 19 e 21 anos”
Para terminar, apenas desejo que todos reflictam sobre a importância da música e da arte em geral na nossa vida, mas aqui falo de música por isso compete-me realçar esta.
Para jovens destas idades e que nem tão cedo assim começaram a aprender um instrumento e a sua formação musical, é de realçar a beleza, coragem, audácia, resiliência e principalmente a fé e esperança que trazem em transmitir os valores da música.
Aqueles valores que nos fazem sentir todos e quaisquer sentimentos que a música nos dá…
Formação:
Beatriz Avelino – Voz e piano
Bruno Silva (Alex Brian) – Guitarra e 2as vozes
João Castanheira – Bateria
Lara Pereira – Baixo e Piano.
Obrigada aos Friday Afternoon!