Bernardina Brito envolvida em polémica após vídeo em TVDE: comentadores falam em “comentário xenófobo”, na CMTV.
Publicação em viagem gera controvérsia
Antes de mais, Bernardina Brito voltou a dar que falar nas redes sociais. Conhecida por partilhar momentos com os filhos, reflexões e episódios do quotidiano, a ex-concorrente de reality shows publicou um vídeo que rapidamente gerou polémica.
Durante uma viagem num serviço TVDE, Bernardina mostrou-se dentro do carro com o vidro aberto e a tapar o nariz. Na legenda, escreveu: “Estes gajos não sabem que cá em Portugal podem tomar banho”.
Assim, o conteúdo acabou por desencadear uma onda de críticas, incluindo em televisão.
Debate aceso no programa “Tarde das Estrelas”
Entretanto, o tema foi analisado no programa Tarde das Estrelas, onde o painel comentou a situação. A apresentadora Ágata Rodrigues contextualizou o episódio e citou a frase que originou a controvérsia.
“Desta vez usou as redes sociais para fazer um vídeo e partilhou um incómodo durante uma viagem de carro no TVDE. Fez um comentário depreciativo ao condutor enquanto o filmava. Para quem não conseguiu ler ela diz: “estes gajos cá em Portugal não sabem que podem tomar banho’“, referiu.
Por conseguinte, as opiniões dividiram-se, mas as críticas foram claras.
“O ‘estes gajos’ é que está mal”
Além disso, Rui Figueiredo destacou que a generalização foi o ponto mais problemático. “A minha ideia é clara, o estes gajos é que está mal. O cheirar mal podia ser uma coisa pontual e as plataformas TVDE têm na própria aplicação a possibilidade de se fazer uma reclamação. Bernardina, eu gosto muito dela, mas às vezes é preciso ser um bocadinho mais detento na língua porque ela é uma influencer“, afirmou.
Por outro lado, Ágata Rodrigues considerou que o comentário ultrapassou um limite. “A mim parece-me que é um comentário xenófobo. É o que a mim parece, mas cada um tem direito à sua opinião, eu não quero condicionar“, sublinhou.
Comentadores criticam intenção do vídeo
Entretanto, Jéssica Antunes e Paulo Battista apontaram para a alegada procura de reações nas redes sociais. “E deixa-me um bocadinho triste porque não é que me choque, porque acho que é comentário à Bernardina, só que de facto são pessoas que estão a querer trabalhar no nosso país e bem. Completamente xenófobo, nem precisava de mostrar o motorista que nem sequer é português. Acho que é em busca de reações e de alguém que vá comentar as redes“, defenderam.
Por fim, Zé Gouveia reforçou que a questão não deve ser associada à nacionalidade. “Esta questão aqui não tem a ver com a nacionalidade, tem a ver com uma questão de higiene pessoal. Não é o aproveitamento que ela poderia ter, porque é uma figura pública, porque tem muitos seguidores. Até podia ter aqui um vídeo pedagógico, um alerta, porque de facto é necessário que este tipo de transportes tenham outras regras“, concluiu.
Dessa forma, a publicação de Bernardina Brito voltou a colocá-la no centro do debate público, num episódio que continua a gerar reações nas redes sociais e em televisão.




