Big Brother All Stars: Fábio Teixeira pediu expulsão de Helena Isabel apesar de ter sido seu apoiante

Fábio Teixeira explicou por que razão pediu a expulsão de Helena Isabel do Big Brother All Stars, depois de a ter apoiado no Secret Story 6. Numa publicação no Facebook, o autor distinguiu o carinho pela concorrente da obrigação de concordar com os seus comportamentos.

“Tenho criticado o seu comportamento e pedi, publicamente, a sua expulsão, porque considero que aquilo que tem feito não é aceitável. Não vou ignorar aquilo que vejo apenas porque, noutra altura, gostei de a acompanhar”, escreveu.

A reflexão partiu de uma memória pessoal. Quando Helena Isabel participou no Secret Story 6, Fábio Teixeira atravessava um período difícil, enquanto cuidava da avó.

Helena Isabel foi uma distração durante a doença da avó

O autor recordou que o lado divertido da concorrente lhe proporcionou algum alívio numa fase marcada pela doença na família.

“Fui apoiante da Helena no Secret Story 6. Naquela altura, estava a atravessar um período particularmente difícil da minha vida. A minha avó, com 89 anos, estava a lutar contra um cancro e encontrava-se nos últimos meses de vida. Eu tinha de cuidar dela e, talvez por isso, tenha encontrado na Helena, sobretudo no seu lado divertido, alguns momentos de descontração no meio de uma realidade que não era nada fácil.”

- Publicidade -

Essa ligação não desapareceu, mas Fábio Teixeira rejeita que se traduza num apoio incondicional.

“Gosto desse lado dela. Continuo a gostar. Mas isso não significa que seja, ou alguma vez tenha sido, fanático por alguém.”

Na mesma publicação, sublinhou que acompanhar alguém através da televisão não equivale a conhecer essa pessoa na sua totalidade.

“Na realidade, nós não conhecemos verdadeiramente nenhum daqueles concorrentes. Conhecemos aquilo que nos mostram, a forma como se comportam e as atitudes que assumem durante a sua participação num reality show. E há uma diferença enorme entre gostar de alguém pelo que vemos na televisão e achar que essa pessoa está sempre certa.”

“Sei reconhecer quando alguém de quem gosto falha”

Fábio Teixeira afirmou que procura avaliar as atitudes independentemente das suas preferências.

“Ao contrário do que acontece com muitos espectadores, acredito que consigo separar as duas coisas. Sei reconhecer quando alguém de quem gosto falha, tem um comportamento reprovável ou assume atitudes com as quais não concordo. E foi exatamente isso que aconteceu com a Helena.”

O autor considera que o Big Brother All Stars torna essa avaliação particularmente difícil, por reunir participantes que já conquistaram o público noutras edições.

“O Big Brother All Stars tem, na minha opinião, uma particularidade que acaba por dificultar a leitura do jogo: muitos dos concorrentes já foram favoritos do público. São pessoas que, em diferentes edições, conquistaram apoiantes, criaram ligações com os espectadores e deixaram uma marca.”

Essas ligações anteriores ajudam, na sua perspetiva, a explicar as divisões entre quem acompanha o programa.

“Agora, as pessoas dividem-se. Há quem consiga compreender um lado e quem se identifique com o outro, precisamente porque, em algum momento, todos aqueles concorrentes já foram os seus favoritos.”

Críticas também se estendem a outros concorrentes

Para Fábio Teixeira, esta edição pode servir para reconhecer que os antigos favoritos também têm atitudes censuráveis.

“Mas talvez esta edição também nos esteja a dar uma oportunidade para percebermos algo que devia ser básico: as pessoas de quem gostamos também erram. Também falham. Também podem ter atitudes condenáveis e comportamentos que não merecem ser defendidos.”

Acrescentou ainda: “Ninguém é permanentemente um exemplo de humanidade, de respeito ou de cidadania. E o facto de alguém estar na televisão, ter conquistado popularidade ou ter sido um favorito do público não lhe retira a condição de ser humano, com todas as suas virtudes e defeitos.”

Embora tenha pedido a expulsão de Helena Isabel, o autor deixou claro que a sua avaliação negativa não se limita à concorrente.

“A Helena teve comportamentos que desaprovei e, por isso, pedi a sua expulsão. Mas também existem outros concorrentes naquela casa que demonstram, diariamente, não ser propriamente exemplos de humanidade, respeito ou cidadania. E não tenho qualquer problema em apontá-lo.”

“Gostar de um concorrente não nos obriga a concordar com ele”

Na parte final do texto, Fábio Teixeira garantiu que continuará a elogiar ou criticar em função do que observa.

“Vou continuar a elogiar quando considerar que alguém merece ser elogiado e a criticar quando entender que há motivos para o fazer. Independentemente de gostar ou não da pessoa, de ter apoiado ou não o seu percurso.”

O autor defendeu que acompanhar reality shows não deve implicar abdicar da capacidade de avaliar cada situação.

“Porque acompanhar um programa destes não devia significar abdicar do pensamento crítico. Gostar de um concorrente não nos obriga a concordar com ele, assim como não gostar de outro não significa que tenhamos de condenar tudo aquilo que faz.”

A publicação terminou com uma crítica à defesa incondicional dos participantes: “O problema começa quando deixamos de avaliar comportamentos e passamos a defender pessoas incondicionalmente. Aí já não estamos a acompanhar um programa com espírito crítico. Estamos simplesmente a ser fanáticos.”

- Publicidade -

Destaques

Fingertips juntaram os primeiros êxitos às novas canções na Academia Almadense

Com “Beautiful Souls” acabado de editar, os Fingertips passaram...

Benfica x Gil Vicente: Águias vencem Galos por 4-1

O Benfica-Gil Vicente terminou com uma vitória encarnada por...

Anastacia no Campo Pequeno: uma noite extraordinária à altura do seu legado

O passado pode ser um lugar confortável. Põem-se os...

Sporting x Marítimo: bis de Pedro Lima vale passagem à final four

Rui Borges mudou os onze titulares e encontrou em...
- Publicidade -

Reportagens

- Publicidade -

Artigos relacionados