A conversa sobre Helena Isabel voltou a colocar Hélder Teixeira sob pressão. Luís Gonçalves acusou-o de mudar a versão dos acontecimentos, enquanto Francisco Monteiro apresentou uma interpretação diferente para as suas respostas.
Hélder Teixeira foi novamente confrontado no «Big Brother All Stars» com aquilo que disse sobre a proximidade de Helena Isabel. Depois de Sónia Jesus ter acusado Francisco Monteiro de tentar prejudicar o colega, Luís Gonçalves entrou na discussão e contestou a versão apresentada por Hélder acerca de uma conversa entre os dois.
O novo confronto aconteceu no quarto e expôs uma divergência importante: Luís considerou que Hélder estava a recuar para não se incompatibilizar com Helena, mas Francisco entendeu que o problema estava precisamente nas respostas que dava ao ex-militar para evitar contrariá-lo.
Sónia alerta Hélder para as consequências de evitar respostas
Antes da troca de acusações, Sónia Jesus aconselhou Hélder a ser mais direto nas conversas com os colegas. Na sua perspetiva, a tentativa de evitar um desentendimento imediato acabava por criar problemas maiores.
“Para tu evitares um conflito imediato, tu tornas um conflito futuro. Ou seja, às vezes mais vale tu teres uma resposta imediata”, afirmou a concorrente, a propósito de uma conversa anterior entre Hélder e Luís sobre Helena Isabel.
Sónia e Ana Sousa manifestaram também reservas quanto à discussão de assuntos que pudessem afetar as relações amorosas dos concorrentes fora da casa. Ana deixou clara essa preocupação: “Eu não vinha com assuntos pessoais (…) Porque isso é grave.”
A intervenção não encerrou o tema. Já no quarto, Ana e Francisco procuraram esclarecer o que Hélder tinha efetivamente dito a Luís, perante as diferentes versões apresentadas.
Luís acusa Hélder de recuar para proteger a amizade com Helena
Hélder tentou explicar que não se importava com a postura de Helena Isabel, mas Luís Gonçalves contestou essa descrição da conversa que ambos tinham mantido.
“Tu disseste mesmo assim: ‘Eu estou a perceber, e isso é grave, é um assunto grave, não deve ser falado aqui. E pelo que eu estou a perceber, é verdade, é verdade’. Só me disseste isso”, afirmou Luís.
O concorrente acusou depois Hélder de alterar o discurso quando confrontado perante os restantes colegas. Para Luís, essa mudança tinha uma explicação: a vontade de preservar a relação com Helena Isabel.
“Já disseste aquilo que tu sentias e vieste para aqui então dar a volta para dizeres o contrário (…) O teu mal é que tu não te queres chatear com a tua amiga.”
A acusação voltou a colocar Hélder perante a necessidade de explicar os limites que estabelece na convivência com Helena, um assunto que já tinha motivado uma discussão sobre a preocupação com a namorada, Carolina.
Francisco apresenta uma leitura diferente
Embora também apontasse contradições a Hélder, Francisco Monteiro não acompanhou a explicação de Luís. O vencedor do «Big Brother 2023» considerou que o colega adaptava as respostas para evitar entrar em conflito com o próprio ex-militar.
“Ao contrário do que estão a dizer, a minha interpretação é exatamente contrária. É tu, como não te queres chatear com o Luís, sempre que ele vem aqui, viras o bico ao prego (…) E portanto o que tu disseste ao Luís não faz parte da verdade.”
Assim, Luís e Francisco questionaram a consistência do discurso de Hélder, mas atribuíram-lhe motivações distintas. Para um, estaria a proteger a amizade com Helena; para o outro, teria concordado com Luís sem que essa concordância correspondesse ao que realmente pensava.
Luís acabou por se afastar da conversa, deixando Hélder com mais críticas à forma como procura gerir as relações dentro da casa e as possíveis repercussões cá fora.
