Blasted Mechanism, Plutónio e Teresinha Landeiro no Azambuja CULTFEST, que se realiza no mês de Setembro.
Entre 20 e 22 de setembro, o certame está de volta ao Campo da Feira, em Azambuja.
A Junta de Freguesia de Azambuja, procura consolidar um projeto que nasceu há três anos e que anualmente tem crescido a passos largos, tanto ao nível da oferta cultural como da adesão do publico.
Esta edição tem como cabeças de cartaz, na sexta-feira dia 20, Blasted Mechanism a reconhecida banda de rock alternativo, que volta a Azambuja passados 19 anos, participação no antigo “Festival do Tejo” em 2005. A banda mistura diferentes gêneros como rock, funk, eletrônica, e música tradicional de diversas culturas, criando um som que é tanto futurista quanto orgânico. Além da música, os Blasted Mechanism são conhecidos pelos seus espetáculos ao vivo, onde os elementos da banda usam trajes e adereços elaborados, criando uma experiência audiovisual imersiva e teatral. Blasted Mechanism que celebram os 30 anos de existência no próximo ano com um concerto no Altice Arena.
No dia 21 o destaque é Plutonio, rapper e cantor português de origem angolana, conhecido pelas suas letras intensas e emotivas que abordam temas como a vida nas ruas, as dificuldades da juventude, amor, e a realidade das comunidades afrodescendentes em Portugal. Plutónio é um dos nomes mais proeminentes do hip-hop e rap lusófono, que conquistou uma base de fãs sólida e é dos mais presentes em concertos e eventos no nosso país.
No último dia do Festival, 22 de setembro, abrimos espaço ao fado e a Teresinha Landeiro, uma das jovens vozes mais promissoras do fado contemporâneo. Teresinha tem-se destacado no fado pela sua interpretação autêntica e expressiva, combinando o fado tradicional com uma sonoridade moderna. Em 2023 foi uma das autoras convidadas do Festival RTP da Canção.
Para além dos cabeças de cartaz, durante os três dias de festival, a partir das 18h00, haverão mais 11 concertos com vários géneros musicais como o rock, pop, mpb, bossa nova, jazz, reggae, hip-hop, fado e vários ritmos eletrónicos, ou não fosse o Azambuja CULTFEST um festival musicalmente eclético e que procura ir ao encontro de vários gostos.
O espaço streetfood terá à sua espera os mais variados menus, desde italiano a mexicano, com passagem pelos hambúrgueres, cachorros, bifanas, waffles, farturas e churros
Tendo em conta a classificação de evento para “Todas as Idades”, no domingo haverá o habitual espetáculo de teatro infantil, dirigido ao público mais pequeno e durante todo o Festival, este ano em jeito de novidade, acontecerá dentro da Praça de Touros Dr. Ortigão Costa, a FUNZONE, um espaço de diversões para todas as idades, com insufláveis para crianças, onde os pais as poderão deixar, se assim entenderem, durante um período de tempo, mas que tem, também, uma zona de insufláveis para adultos.
A zona do artesanato também sofrerá alterações, irá aumentar o número de participantes, para 40 artesãos, este ano de vários pontos do país, reunidos numa tenda que receberá, também, a exposição de fotografia “Bandas Sonoras” da conhecida fotógrafa portuguesa Rita Carmo.
O Azambuja CULTFEST é também norteado pela sustentabilidade e como tal, é novamente considerado um Ecoevento pelas suas práticas ambientais, como a não utilização de geradores alimentados por combustível fóssil, a utilização de copos reutilizáveis, a separação de lixos e a não utilização de recipientes plásticos e de vidro no recinto do festival.
O horário do Festival também sofrerá alterações, na sexta e sábado será estendido até às 3h30, com mais hora e meia de duração. O horário de domingo mantém-se até às 00h30.
A pulseira para acesso aos 3 dias do Festival custa 5 euros e parte reverte para o Centro Social Paroquial de Azambuja, para execução de um sistema de cobertura que permita que os utentes (crianças e idosos) possam entrar/sair das viaturas, de forma confortável, em situações atmosféricas adversas. Para evitar filas desnecessárias, sugerimos a compra antecipada de bilhetes através do site bol.pt, que serão trocados por pulseiras na bilheteira .
Entre 20 e 22 de setembro, todos os caminhos vão dar ao Azambuja CULTFEST – Festival Cultural do Ribatejo.