Sexta-feira, Dezembro 3, 2021

Casa de Linhares reabre hoje! Entrevista ao elenco (C/Vídeo)

Casa de Linhares reabre hoje

A Casa de Linhares reabre ao público hoje! O objectivo é “voltar a conquistar os portugueses, para virem às casas de fado“.

As casas de fado reabrem, hoje, ao público. Após meses de confinamento, é altura de fazer silêncio e ouvir o trinar das guitarras e a voz dos fadistas.

A 23 de Dezembro de 2020, o Infocul esteve na Casa de Linhares, em Alfama, a fazer uma reportagem sobre aquele que era, e foi, um ano terrível.

Do elenco desta casa de fado fazem parte Jorge Fernando, Vânia Duarte, André Baptista, Fábia Rebordão, entre outros.

Na altura, conversámos com os artistas sobre as dificuldades que a pandemia provocada pela COVID-19 provocara.

Poucos dias depois, o país entrou num novo confinamento. Hoje é o dia em que as casas de fado, e salas de espectáculo em geral, regressam à sua actividade habitual.

Assim, hoje publicamos uma reportagem que foi originalmente realizada a 23 de Dezembro de 2020.

Durante este período decidimos não publicar a reportagem, para que não existisse qualquer ideia de que o espaço pudesse ter furado o confinamento.

Esperámos quase 4 meses, para que o sol voltasse a brilhar para os artistas.

A dificuldade e a capacidade de resiliência

Vânia Duarte revelou-nos, na altura, que “este ano não foi fácil como sabemos. Mas acreditamos sempre e temos esperança num mundo e em dias melhores”.

Essa ideia “foi o que tentámos contruir e passar uns aos outros”.

Destacou que “temos tido mais portugueses” e o objectivo de “voltar a conquistar os portugueses, para virem às casas de fado”.

Em resumo, “acho que estamos a conseguir esse nosso objectivo. O caminho é sempre para a frente e estamos no bom caminho”, disse-nos.

Fábia Rebordão, que integra o elenco da Casa de Linhares, falou sobre os espectáculos em tempo de pandemia.

É estranho. Mas eu acho que as pessoas que foram, aos poucos concertos que se realizaram este ano, durante o espectáculo esqueciam-se do COVID e de tudo o que está a acontecer. Participavam no concerto e demonstravam o seu agrado“, disse.

Jorge Fernando destacou que “no nosso sector foi bastante grave“.

Como sabes, nos concertos há uma troca energética. Quanto mais dás, mais recebes. É estranho veres um terço da sala, as pessoas com máscara…É surreal, digamos assim“, acrescentou.

Ao cantar para uma sala apenas com 1/3 da lotação, comecei a perceber o quanto preciso das pessoas“, assumiu.

Este ano está a ser uma grande lição, assim saibamos percebê-lo e crescer através dele“, pediu Jorge Fernando.

Aqui na Casa de Linhares temos tido a casa aberta todos os dias, excepto nos dias em que não é permitido. Com mais ou menos público temos trabalhado. Mas até isso nos faz confusão. Estávamos habituados a ter casa cheia“, lembrava, na altura, André Baptista.

A Casa de Linhares

No dia da reportagem estiveram presentes os seguintes artistas: Vânia Duarte, Jorge Fernando, Fábia Rebordão, André Baptista e José Geadas.

A entrevista na íntegra pode ser vista no link abaixo:

Sobre a Casa de Linhares:

CASA DE LINHARES é hoje o que resta de um edifício renascentista que ruiu no terramoto de 1755. Aqui viveram os Condes de Linhares, uma das famílias nobres de Portugal. Erguida junto às margens do Tejo, no século XVI, a Casa de Linhares mantém ainda o charme oitocentista, apresentando de pé o torreão e um cunhal com brasão.

Telefone: 910 188 118
Morada: Beco dos Armazéns do Linho Nº 2, Alfama 1100-559 Lisboa

Texto: Rui Lavrador
Fotos e Vídeo: Rute Nunes e Carlos Pedroso


Artigos Relacionados

Siga-nos nas redes sociais

23,900FãsCurtir
154SeguidoresSeguir
123InscritosInscrever