Cristina Ferreira critica notícia sobre Ruth Marlene: “Acho isso mesmo muito grave”, assinalou em direto.
Cristina Ferreira mostrou-se indignada com a divulgação de uma notícia sobre o alegado estado de saúde de Ruth Marlene.
O tema foi comentado esta quinta-feira, 23 de julho, no Dois às 10, durante a rubrica Conversas de Café. A apresentadora defendeu que informações relacionadas com saúde mental devem ser tratadas com maior responsabilidade.
Em causa estava uma notícia publicada pelo site Dioguinho, segundo a qual Ruth Marlene e Jéssica Portugal estariam afastadas. A publicação referia ainda uma alegada tentativa de internamento da cantora.
Jéssica Portugal já desmentiu essas informações através de um comunicado.
Cristina Ferreira questiona publicação da informação
Durante a conversa com Cláudio Ramos, Cinha Jardim, Adriano Silva Martins e Gonçalo Quinaz, Cristina Ferreira criticou a decisão de divulgar o caso.
A apresentadora explicou que, caso tivesse responsabilidades editoriais numa redação, não autorizaria a publicação de uma notícia desta natureza sem a devida cautela.
“Eu, se fosse diretora de uma redação, se me chegasse alguma coisa relacionado com a saúde de alguém ou com a saúde mental de alguém, eu não publicava nada, mas isso sou eu. Agora, a maior parte das pessoas não entende dessa maneira e não tem noção nenhuma do impacto que pode ter uma notícias destas”, afirmou.
Cristina Ferreira considerou particularmente grave a referência a um alegado internamento numa unidade psiquiátrica.
“Vamos lá ver, é uma notícia que dizia que se tinha tentado internar numa ala psiquiátrica a Ruth Marlene! Alguém tem noção do que é isto? Alguém tem noção do que isto foi na cabeça das pessoas que a vão ver a cantar agora no dia a seguir a isto?! Acho mesmo triste! (…) Acho isso mesmo muito grave, pronto!”, declarou.
Mensagem de fã é lida em direto
Mais tarde, Cristina Ferreira revelou ter recebido uma mensagem de uma pessoa que assistiu recentemente a um concerto de Ruth Marlene.
O testemunho referia que a cantora se mostrou emocionada durante o espetáculo realizado na zona de Lousada.
“Percebem porque é que eu digo que estas coisas não deviam vir para a rua. Está aqui uma pessoa que me diz assim: “Desculpe estar a incomodar, mas este fim de semana a Ruth Marlene deu um concerto na zona de Lousada e percebeu-se bem que não está bem. Chorou em palco, sentou-se no chão do palco a falar das crianças”…”, leu.
A apresentadora alertou para o perigo de qualquer gesto da artista passar a ser interpretado à luz da notícia anteriormente divulgada.
“Agora na cabeça das pessoas já é que ela está maluquinha”
Cristina Ferreira explicou que o mesmo comportamento em palco poderia ter sido encarado de forma diferente, caso não existisse uma associação pública a um alegado problema de saúde mental.
“Se calhar, se ela tivesse feito isto e não estivesse aí a notícia, ninguém dizia que ela não estava bem, agora na cabeça das pessoas já é que ela está maluquinha e isto é que me enerva”, lamentou.
A apresentadora defendeu, assim, maior cuidado na divulgação de informações sensíveis, sobretudo quando estas podem afetar a imagem pública e a vida profissional das pessoas envolvidas.
Até ao momento, Jéssica Portugal rejeitou publicamente as informações sobre um alegado afastamento entre as irmãs e uma tentativa de internamento de Ruth Marlene.
