Crónica da TV Guia arrasa Márcia Soares: jornalista critica queixas sobre pressão mediática

Crónica da TV Guia arrasa Márcia Soares: jornalista critica queixas sobre pressão mediática, da qual se queixou.

A comentadora televisiva Márcia Soares foi alvo de duras críticas na mais recente edição da TV Guia. O ataque surge numa crónica assinada pelo jornalista Hugo Alves.

Em causa estão declarações recentes da ex-concorrente de reality shows, atualmente ligada aos formatos da TVI. A empresária desabafou que participantes deste tipo de programas sentem maior pressão mediática do que outros rostos públicos.

Texto de opinião reage com ironia

Contudo, o cronista mostrou-se pouco recetivo às queixas. Pelo contrário, adotou um tom irónico logo nas primeiras linhas do artigo.

Assim, escreveu:
“Márcia Soares, rainha das sofridas. Estrela cadente… sem fim (acha ela). Perseguida por paparazzi imaginários, assediada por jornalistas fantasmas. Pobre rapariga! Atenção, não é a única figura saída de um programa da TVI que se queixa de não a largarem. Mas é a que mais se manifesta. Incomoda-a”.

- Publicidade -

Desta forma, o jornalista sugere que a perceção de perseguição poderá ser exagerada. O foco, segundo o próprio, estará mais na exposição do que numa pressão efetiva.

Críticas ao desconforto com perguntas incómodas

Além disso, Hugo Alves defende que o problema não é a atenção mediática. Para o autor, a dificuldade surge quando há perguntas menos controladas.

Nesse sentido, reforçou:
“particularmente a imprensa, a comunicação social e os fãs com dois dedos de testa que têm o atrevimento de lhe fazer perguntas que não sejam fofinhas ou combinadas, como se faz nos programas em que ela aparece. Que sejam questões pertinentes. Para saber algo! Uiii… isso então é um horror!”.

Por conseguinte, a crítica aponta para um alegado desconforto com entrevistas fora de um guião favorável.

Queixas associadas à perda de relevância

Por outro lado, o cronista alarga a análise a antigos participantes de reality shows. Segundo a sua leitura, este tipo de reação é frequente após o fim da exposição televisiva.

De acordo com o texto, muitos ex-concorrentes sentem receio de perder visibilidade pública. O jornalista cita até outros exemplos do passado, como Rita Pereira.

Assim, observou:
“O mais engraçado é que, regra geral, queixas destas vêm de ex-concorrentes de realities, muitas vezes esquecidos, exceto por meia dúzia de fãs que continuam curiosos com os seus afazeres depois do programa da TVI. Sentem-se manobrados, amassados, sob o olhar de mirones, perseguidos… como aconteceu a Rita Pereira, no passado, antes da maioria das pessoas se ter esquecido de quem ela era. Enfim”.

Conselho final à comentadora

Por fim, o autor deixou uma mensagem direta a Márcia Soares. A ideia passa por aceitar que a notoriedade traz benefícios e dificuldades.

Desse modo, concluiu:
“Mas voltando à Márcia Soares, essa mártir. Amiga, a fama traz sempre coisas boas e coisas más. Não são só borlas em viagens, ginásios e salões de beleza. Às vezes também há momentos maus. Há é que saber gingá-los”.

Em síntese, a crónica assume um tom crítico e sarcástico. Ainda assim, reforça o debate sobre o impacto da exposição mediática nas figuras saídas dos reality shows.

- Publicidade -

Destaques

José Geadas no NOS Alive: a voz segura de quem já conquistou o seu lugar no fado

José Geadas no NOS Alive: a voz segura de...

Nick Cave no NOS Alive: uma missa selvagem entre a fé, a perda e o amor

Nick Cave no NOS Alive: uma missa selvagem entre...

Scorpions na MEO Arena: 60 anos depois, ainda há quem saiba fazer música para ficar

Scorpions na MEO Arena: 60 anos depois, ainda há...

Do underground português para os circuitos internacionais

Entrei na indústria da música muito cedo e comecei...

Iron Maiden voltam a provar porque continuam a ser uma referência do heavy metal

Iron Maiden voltam a provar porque continuam a ser...
- Publicidade -

Reportagens

- Publicidade -

Artigos relacionados