Cuca Roseta celebrou 15 anos de carreira em noite emotiva na MEO Arena, este sábado – 7 de Dezembro, em Lisboa.
Texto: Rui Lavrador
Fotografias: Nuno Almeida
A noite de 7 de Dezembro, de 2024, acolheu a celebração dos 15 anos de carreira de Cuca Roseta, com um concerto na MEO Arena, em Lisboa.
O espectáculo promovido como 15 anos de Fado, teve uma viagem pelo percurso musical de Cuca Roseta, que não se limita ao Fado, mas sim – também – a outras influências musicais.
Uma carreira que permitiu à artista actuar em mais de 50 países pelo mundo, passando por distintos continentes.
Nesse sentido, assinalar que ao longo do seu percurso artístico foi tendo pontuais colaborações com outros artistas, nacionais e internacionais, como David Bisbal, Seu Jorge (que deixou importante mensagem em vídeo), Andrea Bocceli, entre outros.
Assim, em Lisboa, num concerto que contou com a presença do Presidente da República – Marcelo Rebelo de Sousa, Cuca Roseta apostou num alinhamento com diferentes tonalidades emocionais e várias surpresas para o público.
Cuca Roseta em momento ternurento com os filhos na MEO Arena
Emocionada, começou por destacar: “Chegou o grande dia. 15 anos de carreira. Obrigado por estarem connosco“, colhendo fortes aplausos.
Posteriormente, há dois grandes momentos que merecem particular destaque: a presença do filho, Lopo, no tema ‘Nos teus braços’ a tocar ao piano (um jovem que denotou classe e rigor em tudo o que fez em palco) e o dueto com a filha, Benedita, na canção ‘Um Amor de Domingo’.
Antes, já havia homenageado Mário Pacheco e Marino de Freitas, com ambos a actuarem no Fado em Cinco Estilos’, para numa fase mais adiantada contar com a presença de Vitorino Salomé em palco, para ‘Menina Estás à Janela’, além da presença de um rancho folclórico em outro momento do espectáculo.
Simultaneamente, destacar um momento divertido associado ao folclore. Ou seja, na infância, Cuca ficou fascinada ao ver ranchos e queria integrar um, porém foi alertada pela sua mãe, “no Estoril não há ranchos folclóricos”. Ainda assim, o gosto pelo folclore manteve-se. E prestou a sua homenagem ao folclore na maior sala do país.
Por outro lado, referir que Cuca demonstrou ainda habilidade na guitarra elétrica e na bateria em outros dois momentos da noite.
Ou seja, celebrou so 15 anos de carreira com vários momentos representativos das inúmeras formas como vive a música, além do canto. Por fim, importante e simbólica homenagem a Carlos Zel.
Em palco esteve acompanhada por um quarteto de cordas, bailarinos, além de Sandro Costa, Francisco Sales, Francesco Valeto, David Rodrigues e Vicky Marques.
Assim, Cuca Roseta celebrou 15 anos de carreira em noite emotiva na MEO Arena.
Nota: Um agradecimento à equipa de produção da Crumbs Events pelas facilidades concedidas à nossa equipa de reportagem.
Alinhamento de Cuca Roseta na MEO Arena:
Fado da Essência
Homem Português
Fado em Cinco Estilos (com Mário Pacheco e Marino de Freitas)
Amor Ladrão
Preto e Branco
Nos Teus Braços (com Lopo)
Fado dos Sentidos
Fado da Entrega
Luz do Mundo
Negrita
Finalmente
O Teu Fado é Ser Feliz
Saudade e Eu
Grito
Amor de Domingo (com Benedita)
Até a Fé se Esqueceu
Rosinha (com Rancho Folclórico)
O meu destino é o Fado
Menina Estás à Janela (com Vitorino Salomé)
Chamem o FBI
Fado Malhoa
Vira (com Rancho)
Foi Deus