Domingo, Outubro 24, 2021

Cuqui na Palha Blanco: “O toureio a pé agora está a recuperar o seu lugar na Tauromaquia Portuguesa”

Cuqui na Palha Blanco: “O toureio a pé agora está a recuperar o seu lugar na Tauromaquia Portuguesa”, disse o matador de touros em entrevista ao Infocul.pt.

Entrevista: Diogo Nora
Texto: Rui Lavrador

Fotografias: Catarina Pedro

A Feira de Outubro, em Vila Franca de Xira, está prestes a chegar (30 de setembro) com uma programação muito cuidada por parte da Tauroleve, empresa liderada por Ricardo Levesinho.

Um dos grandes destaques desta feira taurina é a aposta no toureio a pé e nos matadores portugueses.

A 2 de Outubro, pelas 22:00, frente a um curro de touros da ganadaria de Oliveiras, Irmãos, actuam os matadores António João Ferreira, Nuno Casquinha, Joaquim Ribeiro ‘Cuqui’ e João Diogo Fera.

Joaquim Ribeiro ‘Cuqui’ conta já com 3 corridas realizadas em Portugal, este ano, nas quais mostrou a qualidade que lhe é reconhecida: Chamusca, Caldas da Rainha e Moita.

Segue-se Vila Franca de Xira, na sempre única e exigente Praça de Touros Palha Blanco, que este ano celebra o 120º aniversário.

Tento preparar todos os meus compromissos com a mesma entrega e dedicação. Gosto de ser constante e dedico a minha vida ao toureio“, começou por nos dizer o matador.

Nesta tarde, repartirá cartel com 3 colegas portugueses, aos quais rendeu bastantes elogios: “Como aficionado gosto de os ir ver quando toureiam, todos os anos coincidimos em várias ganadarias e compartimos boas jornadas de tentaderos. São 3 toureiros completamente diferentes. O António João vejo-o como um toureiro de valor baseado na pureza. O Nuno Casquinha como um toureiro de poder e lidador. E o João Diogo Fera com um toureiro de gosto e de graça toureira“.

Destacou que “este ano levo três corridas de toiros. Chamusca, Caldas da Rainha e Moita“, explicando que “procuro tourear bem na linha do Clássico“.

A ganadaria Oliveiras, Irmãos merece-lhe também elogios: “Uma grande Ganadaria, mãe de muitas ganadarias portuguesas por ter muitas qualidades. Penso que são animais em regra geral bem feitos morfologicamente, nobres, que humilham e investem com transmissão“.

Em declarações ao Infocul, destacou que este ano “ainda terei outra corrida que ainda não posso adiantar detalhes“, sendo que mais difícil está tourear em Espanha e conseguir corridas: “Estão complicadas, mas a minha ideia é conseguir fazê-lo quanto antes. O tempo o dirá…

Penso que há muitos anos não tínhamos um leque de toureiros em activo como agora, todos eles com enormes capacidades e de conceitos variados. Houve um aumento de corridas pé e mistas, e todos têm dado uma boa dimensão. A festa necessita de todos e o toureio a pé agora está a recuperar o seu lugar na Tauromaquia Portuguesa“, disse, visivelmente feliz com o aumento qualitativo e de número de corridas com toureio a pé em Portugal.

Joaquim Ribeiro ‘Cuqui’ destacou ainda a importância dos aficionados esgotarem a Palha Blanco no dia 2 de Outubro: “Estamos a passar por momentos difíceis em todos os sectores da sociedade, pela Pandemia e nós com a agravante dos ataques Anti Taurinos. É importante estarmos presentes e esgotarmos todas as corridas que se dão em Portugal, e dia 2 tem de ser uma delas, pois a corrida homenageia 4 Grandes Toureiros Portugueses, que foram figuras marcantes na Tauromaquia Mundial e tem um cartel formado de 4 toureiros com conceitos diferentes“.

Os bilhetes estarão disponíveis para venda nos locais habituais e bem como através dos números (+351) 913 325 158 | (+351) 936 732 239. Para informações poderá contactar (+351) 936 732 240.

Artigos Relacionados

Siga-nos nas redes sociais

23,900FãsCurtir
154SeguidoresSeguir
114InscritosInscrever