Desafio Final em ebulição: Afonso aproxima-se de Sara, Pedro Jorge fala em tribunal e Teresa Guilherme critica entradas na casa do programa.
A “Casa dos Segredos – Desafio Final” entrou numa fase de alta tensão. Entre alianças inesperadas, acusações de bullying, ameaças de tribunal e intervenções vindas do exterior, o jogo ganhou uma nova velocidade.
Nas últimas emissões da TVI, Marta Cardoso, Nuno Eiró e vários comentadores analisaram os episódios que estão a marcar a casa. A aproximação entre Afonso e Sara Jesus colocou João Ricardo numa posição delicada. Já Pedro Jorge reagiu com dureza às acusações de Catarina e Liliana.
Ao mesmo tempo, Teresa Guilherme criticou a possível entrada de familiares e de Catarina Miranda para confrontar Afonso Leitão. Para a antiga apresentadora, o formato está a perder a sua essência.
Afonso provoca a casa com festa exclusiva
No “Extra” conduzido por Marta Cardoso, a decisão de Afonso foi um dos temas centrais. O concorrente organizou uma festa exclusiva e escolheu apenas Sara e Pedro Jorge para a celebração a três.
A escolha caiu mal dentro da casa, sobretudo a Nufla, e abriu caminho a uma discussão intensa. No painel, Adriano Silva Martins viu provocação e jogo na atitude do concorrente.
“Primeiro, Afonso é um grandíssimo provocador. E dois, o que é uma realidade é que, tendo em conta aquela dinâmica do Sol e da Lua, a Sara e o Pedro Jorge eram um dos primeiros que lá estavam”.
Marcelo Palma leu a situação pela mesma lente estratégica. Para o comentador, a escolha não foi apenas emocional.
“Eu acho que não é só por quem quer estar. Eu acho que isto também tem que ter estratégia, porque o Pedro Jorge e a Sara são duas pessoas influentes na casa”.
Francisco Monteiro, conhecido por Zaza, concordou com a jogada. O comentador considerou que Afonso soube mexer no jogo, ao puxar para perto de si duas peças fortes da casa.
Sara, Afonso e João Ricardo: o triângulo que aquece o jogo
Com o avançar da conversa, a relação entre Sara Jesus e João Ricardo entrou no centro do debate. Marta Cardoso recordou que os dois passaram o dia em picardias, enquanto Afonso surgia por perto a lançar farpas e a rir.
A pergunta ficou no ar: João Ricardo estará com ciúmes da aproximação entre Afonso e Sara?
Marcelo Palma admitiu essa leitura. Francisco Monteiro fechou o tema sem rodeios.
“Está na cara, mas isto era óbvio que iria acontecer”.
Noutra emissão do “Extra”, Adriano Silva Martins voltou ao assunto e foi ainda mais claro. Para o comentador, João Ricardo dificilmente poderia estar num cenário mais desconfortável.
“Eu acho que não podia haver pior cenário para o João Ricardo. Estou-me a rir, mas ponho-me na pele do João Ricardo e não gostaria nada de estar na pele dele”.
Adriano recordou depois a decisão de João Ricardo se afastar de Sara. Na sua opinião, esse afastamento abriu espaço para uma nova dinâmica.
“Quando ele no domingo disse que se ia afastar da Sara, eu disse que isto ia correr mal”.
Ainda assim, o comentador admitiu que a rapidez da aproximação entre Afonso e Sara o surpreendeu.
“Não pensei que o Afonso se fosse aproximar tanto, embora eu desde o princípio que achei que a Sara e o Afonso poderiam ser aliados. Porque acho que têm personalidades que casam uma com a outra”.
Marta Cardoso lembrou que essa possibilidade já tinha sido falada logo no início do jogo.
“Nós comentámos isso na primeira semana, que eles estavam desaguisados”.
Adriano concordou, mas defendeu que as divergências iniciais acabaram por dar lugar a uma aliança.
“Exatamente, estavam desaguisados. Mas isto vai dar aqui aliança. Porque eles estavam destinados a encontrar-se no jogo. Sim, no jogo. E no jogo da vida”.
Acusações de bullying dividem comentadores
Entretanto, a tensão em torno de Pedro Jorge, Catarina e Liliana ganhou outra dimensão. No “Extra”, Marta Cardoso lançou o tema das acusações de bullying, depois de Catarina ter dito que se sentia alvo de gozo em grupo.
“De qualquer forma, esta questão do bullying que foi a Catarina que levantou, porque diz que em grupo eles fazem chacota, que gozam com tudo o que ela diz”.
Francisco Monteiro não gostou da estratégia. Zaza apontou o dedo a Liliana, a quem chamou, em tom irónico, “treinador adjunto”.
“Com o incentivo do treinador adjunto, que estava ao lado, foi a melhor jogada que eu vi do treinador adjunto”.
Perante a dúvida de Marta Cardoso, o comentador confirmou que falava de Liliana. Depois, reforçou a ideia de que Catarina poderia sair prejudicada.
“E a mandar a Catarina para o abismo”.
Zaza foi mais longe e criticou o uso de causas sérias como arma dentro de reality shows.
“Que isto é tudo aquilo que eu mais abomino nos reality shows, é estas bandeirinhas que o pessoal quando está lá dentro, quando não tem mais nada para fazer e não tem mais arte e engenho para ir um bocadinho mais além, vai buscar estas bandeirinhas, que é do pior que há”.
Para o comentador, esta narrativa acaba por favorecer Pedro Jorge.
“E o que é que estamos a fazer mais uma vez? Estamos a entregar de bandeja tudo o que o Pedro Jorge precisa e ele é isto”.
Pedro Jorge ameaça recorrer à justiça
A polémica não ficou apenas nos comentários. Dentro da casa, Pedro Jorge perdeu a paciência com Catarina, depois de ser chamado de bully e de ver sugeridos comportamentos agressivos.
O concorrente avisou que pretende tratar o assunto fora do programa.
“Que é para não me estar a tentar manchar a minha imagem, minha amiga. Lá fora vais ter a ver com o meu advogado, lá fora. Tu lá fora vais ter o meu advogado à tua perna”.
Visivelmente irritado, Pedro Jorge exigiu provas às colegas.
“Tu vais ter que provar aquilo que estás a dizer aqui dentro de mim. Não é calma, Catarina. Tu nunca me ouviste ofender-te e tu ofendes a minha pessoa. Tu ofendes a minha pessoa, dizes que eu sou agressivo para as mulheres”.
Depois, deixou novo aviso a Catarina.
“Não tens provas disso. É bom que arranjes um bom advogado. Sou bully, sou bully. Tens de provar também isto. Tens de provar isto no papel. Não sei é se tens dinheiro para provar isso… tens de ter mais cuidado com aquilo que dizes aqui dentro”.
No “Extra”, Marta Cardoso resumiu a indignação do concorrente e a intenção de avançar pela via judicial.
“Está enervadíssimo o Pedro aqui, Adriano, porque dizem que ele é agressivo, porque já o acusaram de bullying”.
A apresentadora acrescentou ainda:
“Vai para o tribunal, senta o rabo no mocho, o homem abafou-te, tudo e mais um par de botas nele”.
Adriano Silva Martins defende Pedro Jorge, mas aponta falhas
Chamado a comentar, Adriano Silva Martins começou por afastar a ideia de agressividade. Para o comentador, se Pedro Jorge fosse agressivo com mulheres, não continuaria dentro da casa.
“Agora, fora de brincadeiras, eu não gosto nada destas bandeirinhas e acho que se o Pedro Jorge em algum momento fosse agressivo para alguma mulher, não estaria dentro da casa, estaria cá fora”.
Ainda assim, Adriano não ignorou a forma como o concorrente comunica. O comentador admitiu que há respostas que podem ser criticadas.
“Que ele, às vezes, pode ter algum tipo de resposta que nós podemos dizer, pá, não gosto desta resposta que o Pedro Jorge dá ou desta maneira como ele responde, seja principalmente às mulheres, isso é verdade, que ele fala para elas de uma maneira que para os homens não fala”.
Contudo, para Adriano, essas falhas não justificam os rótulos usados por Catarina, com apoio de Liliana.
“Agora, esta bandeirinha da agressividade e banalizarmos o bullying, eu acho que não justifica este tipo de posturas por parte da Catarina e apoiados pela Liliana, portanto, levam aqui o meu ‘xis’”.
No meio da discussão, Pedro Jorge também dirigiu farpas a Liliana. A tensão aumentou quando surgiu uma referência a casinos ilegais, assunto que terá ficado evidente aos espectadores como proibido pela produção.
Teresa Guilherme arrasa entradas do exterior
A gala de domingo, 31 de maio, promete novo abalo no jogo. Catarina Miranda tem entrada prevista na casa para confrontar Afonso Leitão, seu namorado, após descobrir mensagens que considera graves e comprometedoras.
Além disso, Rita Leitão, mãe de Afonso, também manifestou no “Diário” a intenção de visitar o filho. Quer falar com ele sobre o que se passa fora da casa.
Teresa Guilherme não escondeu o incómodo. No “Noite das Estrelas”, da CMTV, a antiga apresentadora da TVI criticou a forma como estes formatos estão a ser conduzidos.
“A mim surpreendeu-me que agora as pessoas encontram-se dentro das casas assim mesmo frente a frente, é uma coisa também destes tempos. As pessoas não entravam nas casas e falavam umas com as outras, esperavam até aos outros saírem. Ou havia maneiras de mandar mensagens também, as pessoas assistiam, não era assim“.
Sobre a entrada de Catarina Miranda, Teresa Guilherme foi direta. Na sua opinião, não faz sentido confrontar um concorrente fechado na casa com algo descoberto cá fora.
“Eu pensei, quando vi a notícia, que ele tinha dito alguma coisa sobre ela dentro da casa e ela ia confrontá-lo com uma coisa que aconteceu agora. Não vai para dentro de uma casa confrontar uma pessoa que está a jogar, que é o namorado dela, com uma coisa que ela descobriu cá fora, que se passou antes. Isto é tudo um aproveitamento tanto da Catarina, que tem muitos seguidores e que as pessoas gostam muito dela, a mim não me faz sentido”.
“Isto não é um reality show”
A crítica de Teresa Guilherme foi além do caso concreto. Para a apresentadora, o contacto com o exterior está a desvirtuar o conceito original dos reality shows.
“Isto não é um reality show, um reality show é um jogo que se joga dentro de uma casa. O que acontece é que os reality shows são dentro de uma casa, são pessoas que estão a jogar e isso agora há duas vertentes, porque vale tudo. Estragam um reality show. Vocês compreendem que isso é estragar um reality show, as pessoas estão fechadas”.
A possibilidade de Rita Leitão entrar para falar com Afonso também mereceu reprovação. Teresa defendeu que os concorrentes são adultos e aceitaram jogar isolados.
“No meu tempo, no tempo em que os reality shows eram reality shows, os pais não tinham direito nenhum a entrar. Os filhos são adultos, entram para jogar. Até nem era muito honesto para com as pessoas que iam jogar de repente aparecerem os pais a dar conselhos, eles queriam muito ver os pais, depois de um tempo e para verem, para um carinho, não era para irem lá dizer: ‘Olha, estás a fazer mal, está a acontecer isto lá fora’. O que está a acontecer lá fora não se diz”.
Teresa Guilherme deixou ainda um aviso sobre a banalização do formato.
“Agora não, agora banalizaram tudo e a mãe não tem direito nenhum, na minha opinião, não estou a dizer a mãe do Afonso, estou a dizer os pais em geral, não têm direito nenhum a pedir, a exigir. Os filhos são maiores, decidiram ir jogar e isolar-se, porque esse é que seria o princípio. E, por este andar, qualquer dia não há reality show nenhum. O princípio é pessoas fechadas numa casa 24 horas por dia, vigiadas por câmaras, é isto”.
A comentadora acrescentou que os concorrentes “não podem estar em contacto permanente com o exterior (…) Já ligam à casa todos os dias para fazer programas diários, o que para mim continua a ser um erro”.
Ainda assim, Teresa reconheceu que Catarina Miranda tem uma ligação diferente ao formato, por já ter sido concorrente. Mas manteve a crítica ao confronto.
“A Catarina tem uma coisa a favor dela na minha opinião, se fosse mesmo eu a mandar: é que ela já foi concorrente mais do que uma vez. Portanto, tem uma relação com a casa diferente, tem um direito, vamos dizer assim, mas não é que seja uma regra. Eu nunca a deixaria entrar para confrontar sobre uma coisa que aconteceu na rua, nunca”.
Discussão entre Jéssica e Norberto apanhada em direto
A tensão também chegou ao “Diário” do “Secret Story – Desafio Final”. Na emissão de quinta-feira, 28 de maio, Renata Reis, Norberto Gonçalves e Jéssica Jeremias estiveram presentes em representação dos nomeados Leandro Martins, Catarina Quintas e Sara Jesus.
Já nos minutos finais, depois de um intervalo, Jéssica e Norberto foram apanhados em direto a discutir.
“Também com muita pena minha que gosto muito de ti Norberto“, disse Jéssica.
Norberto respondeu de imediato:
“Mas se quiseres ca*ar para mim, está tudo bem na mesma“.
A ex-concorrente não deixou a resposta sem troco.
“Não, eu não quero ca*ar para ti, porque eu gosto de ti. Até agora soubeste separar“.
Com os ânimos exaltados, Nuno Eiró comentou com Renata Reis:
“Está bom, não está? O que isto tem sido“.
Pouco depois, o apresentador avisou os dois de que já estavam no ar.
“Fofos, façam-me só um favor. Olhem ali para aquela câmara, digam adeus. Estão no ar“.
Nesse momento, Jéssica e Norberto perceberam que a discussão estava a ser transmitida e interromperam a troca de palavras.
Entre alianças, acusações e entradas vindas do exterior, o “Desafio Final” atravessa uma das fases mais agitadas. E, pelo ritmo dos últimos acontecimentos, a próxima gala promete deixar novas marcas no jogo.
Saiba mais AQUI.
