Dois sismos de magnitude 4.1 sentidos em Lisboa em apenas dois minutos

Dois sismos de magnitude 4.1 sentidos em Lisboa em apenas dois minutos, segundo foi já confirmado.

A região de Lisboa foi atingida esta quinta-feira por dois sismos consecutivos de magnitude estimada de 4.1. Os abalos ocorreram com apenas dois minutos de diferença, gerando apreensão entre a população.

O primeiro foi sentido às 12h14 e o segundo às 12h16.

Epicentro junto a Alenquer e diferentes profundidades

De acordo com o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico, o primeiro sismo foi registado a uma profundidade de 15 quilómetros. Já o segundo ocorreu a apenas dois quilómetros de profundidade.

Entretanto, segundo a informação disponível na página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o epicentro do primeiro abalo localizou-se a cerca de quatro quilómetros a Oeste-Noroeste de Alenquer.

- Publicidade -

A diferença na profundidade poderá explicar a forma como os dois sismos foram percecionados pela população.

Proteção Civil afasta danos

Apesar do susto, as autoridades não registaram consequências graves.

De acordo com a Proteção Civil, “não há registo de danos pessoais ou materiais até ao momento”.

Além disso, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil enviou uma mensagem SMS à população. O objetivo foi confirmar a ocorrência e reforçar recomendações de segurança.

Na comunicação, foi pedido que se mantivesse a calma e que se estivesse atento a eventuais réplicas.

Autoridades mantêm monitorização

Por agora, os serviços competentes continuam a acompanhar a situação.

A ocorrência de dois sismos quase simultâneos volta a recordar a atividade sísmica da região de Lisboa e Vale do Tejo. Ainda assim, não existem indicações de risco acrescido neste momento.

As autoridades recomendam que a população siga as orientações oficiais e permaneça vigilante caso ocorram novos abalos.

Artigo relacionado: IPMA confirma sismo de magnitude 4.1 sentido no Continente com epicentro perto de Alenquer

- Publicidade -

Destaques

Pavlidis derruba o St. Gallen e oferece uma noite tranquila a Marco Silva na estreia na Luz

Pavlidis derruba o St. Gallen e oferece uma noite...

Fábio Guerra participa no Europeu de jiu-jitsu depois de vários títulos na modalidade

Fábio Guerra participa no Europeu de jiu-jitsu depois de...

José Gonçalez: entre o sucesso de Em Casa d’Amália e a identidade do Caixa Alfama

José Gonçalez: entre o sucesso de Em Casa d’Amália...

Francisca Borges: talento, carisma e alma em palco

Francisca Borges: talento, carisma e alma em palco, num...

Adriano Silva Martins deu ao V+ Fama aquilo que a televisão não ensina: identidade

Adriano Silva Martins deu ao V+ Fama aquilo que...
- Publicidade -

Reportagens

- Publicidade -

Artigos relacionados