Duarte leva “Fado Hilário” ao filme sobre a juventude de Anthony Bourdain, estando agora disponível nas plataformas digitais.
O single chega às plataformas digitais esta sexta-feira, 16 de outubro, numa nova interpretação do clássico associado a Augusto Hilário da Costa Alves. A gravação integra a banda sonora de «Tony», longa-metragem de Matt Johnson centrada nos primeiros passos de Anthony Bourdain numa cozinha profissional.
A ligação entre o lançamento de Duarte e o filme foi anunciada em comunicado de imprensa. A narrativa acompanha Bourdain aos 19 anos, quando trabalhava numa cozinha em Provincetown, no estado norte-americano de Massachusetts, durante a passagem da adolescência para a vida adulta.
Segundo a nota de divulgação, a interpretação de «Fado Hilário» surge no filme “como um momento de particular intensidade emocional, revelando a capacidade do fado de dialogar com narrativas de transformação, inquietação e descoberta”.
Um clássico português numa história passada nos Estados Unidos
Com esta gravação, Duarte recupera um tema associado a uma figura marcante da história do fado e coloca-o em diálogo com uma narrativa cinematográfica sobre a juventude de Bourdain.
O comunicado destaca essa passagem entre contextos culturais, considerando que a escolha evidencia “a força expressiva do fado enquanto linguagem universal, capaz de atravessar geografias e contextos culturais”.
A presença da canção em «Tony» dá, assim, um enquadramento cinematográfico ao lançamento, que estará disponível em todas as plataformas digitais a partir de sexta-feira.
Depois de “Love of Your Life”, uma nova ligação ao cinema
A participação em «Tony» sucede ao envolvimento de Duarte em «Love of Your Life», filme realizado por Rachel Morrison e produzido pela Amazon MGM Studios.
De acordo com o comunicado, grande parte dessa história decorre em Lisboa. Além da presença na banda sonora, Duarte aparece em cena a interpretar «Fado Novembro», estabelecendo uma ligação direta entre a música e o espaço onde se desenrola a narrativa.
A nota apresenta esse trabalho como um contributo para “a presença do fado na ficção internacional contemporânea”.
Com «Fado Hilário», o fadista volta a associar uma interpretação sua a uma produção internacional, desta vez numa história dedicada a uma fase da vida de Anthony Bourdain anterior à notoriedade que viria a alcançar.
