Quarta-feira, Junho 23, 2021

Faleceu Joel Pina. Tinha 100 anos.

O eterno baixista de Amália Rodrigues faleceu.

Joel Pina tinha 100 anos de idade, tendo nascido a 17 de Fevereiro de 1920.

Jorge Fernando escreveu “Meu querido Joel, a minha gratidão é eterna como a eternidade onde um dia nos voltaremos a encontrar. Obrigado Mestre“, nas redes sociais.

A fadista Katia Guerreiro recorreu às redes sociais para lamentar a perda do extraordinário músico.

Adeus, meu querido Professor Joel! Obrigada por tantos sorrisos, tanta música, tanta bondade!Que descanse em Paz nesse lugar bonito onde seguramente se encontra agora.

João Braga, ilustre e nome maior do Fado e amigo próximo de Joel Pina, também se despediu: “ATÉ SEMPRE, QUERIDO PROFESSOR!✝️ “, escreveu nas redes sociais.

Muitos outros artistas enchem também as redes sociais com mensagens de pesar.

João Manuel Pina nasceu no Rosmaninhal, uma aldeia do concelho de Idanha-a-Nova, a 17 de Fevereiro de 1920. Adoptou o nome artístico de Joel Pina e a interpretação da viola baixo para o seu percurso como músico profissional“, refere o Museu do Fado

O nome de Joel Pina é indissociável da história do fado, seja pela contribuição fundamental que deu na integração da viola baixo no conjunto de instrumentos de acompanhamento do fado, seja pela qualidade interpretativa que o destaca no universo musical, desde que se profissionalizou em 1949 até hoje“, acrescenta

A partir de 1966 Joel Pina começa a acompanhar regularmente Amália Rodrigues, actividade que mantêm por três décadas até ao final da carreira da fadista. Com ela percorrerá os palcos de todo o mundo, em inúmeros espectáculos e digressões que passam, por exemplo, pelo Canadá, Estados Unidos e Brasil (diversas vezes), Chile, Argentina, México, Inglaterra, França, Itália (diversas vezes), Rússia, cinco vezes ao Japão, Austrália, África do Sul, Angola, Moçambique, Macau, Coreia do Sul.“, é ainda mencionado no site do museu.

Redacçãohttp://www.infocul.pt
Redacção oficial do site infocul.pt

Artigos Relacionados

Siga-nos nas redes sociais

23,945FãsCurtir
154SeguidoresSeguir
99InscritosInscrever