Sexta-feira, Setembro 24, 2021

Faleceu Joel Pina. Tinha 100 anos.

O eterno baixista de Amália Rodrigues faleceu.

Joel Pina tinha 100 anos de idade, tendo nascido a 17 de Fevereiro de 1920.

Jorge Fernando escreveu “Meu querido Joel, a minha gratidão é eterna como a eternidade onde um dia nos voltaremos a encontrar. Obrigado Mestre“, nas redes sociais.

A fadista Katia Guerreiro recorreu às redes sociais para lamentar a perda do extraordinário músico.

Adeus, meu querido Professor Joel! Obrigada por tantos sorrisos, tanta música, tanta bondade!Que descanse em Paz nesse lugar bonito onde seguramente se encontra agora.

https://www.facebook.com/katiaguerreiro.official/photos/a.642058959148527/4149381468416241

João Braga, ilustre e nome maior do Fado e amigo próximo de Joel Pina, também se despediu: “ATÉ SEMPRE, QUERIDO PROFESSOR!✝️“, escreveu nas redes sociais.

Muitos outros artistas enchem também as redes sociais com mensagens de pesar.

João Manuel Pina nasceu no Rosmaninhal, uma aldeia do concelho de Idanha-a-Nova, a 17 de Fevereiro de 1920. Adoptou o nome artístico de Joel Pina e a interpretação da viola baixo para o seu percurso como músico profissional“, refere o Museu do Fado

O nome de Joel Pina é indissociável da história do fado, seja pela contribuição fundamental que deu na integração da viola baixo no conjunto de instrumentos de acompanhamento do fado, seja pela qualidade interpretativa que o destaca no universo musical, desde que se profissionalizou em 1949 até hoje“, acrescenta

A partir de 1966 Joel Pina começa a acompanhar regularmente Amália Rodrigues, actividade que mantêm por três décadas até ao final da carreira da fadista. Com ela percorrerá os palcos de todo o mundo, em inúmeros espectáculos e digressões que passam, por exemplo, pelo Canadá, Estados Unidos e Brasil (diversas vezes), Chile, Argentina, México, Inglaterra, França, Itália (diversas vezes), Rússia, cinco vezes ao Japão, Austrália, África do Sul, Angola, Moçambique, Macau, Coreia do Sul.“, é ainda mencionado no site do museu.

Artigos Relacionados

Siga-nos nas redes sociais

23,900FãsCurtir
154SeguidoresSeguir
109InscritosInscrever