Família Raposo junta-se em palco pela primeira vez em “Reality Show: Os Raposos 3027” — um espetáculo entre ficção e memória

Família Raposo junta-se em palco pela primeira vez em “Reality Show: Os Raposos 3027” — um espetáculo entre ficção e memória, revelou em comunicado.

Peça marca a primeira criação conjunta de José, Miguel e Ricardo Raposo e estreia a 15 de outubro no Teatro Variedades

O Teatro Variedades, no coração do Parque Mayer, recebe entre 15 de outubro e 16 de novembro o espetáculo “Reality Show: Os Raposos 3027”, a primeira criação conjunta em palco da família Raposo — José, Miguel e Ricardo Raposo.

Com texto e encenação de Miguel Raposo, o projeto funde realidade, ficção e ficção científica, propondo um jogo de espelhos entre a vida e o teatro, enquanto revisita o legado artístico e familiar de uma das famílias mais marcantes da cena portuguesa.


“Gosto desse jogo entre o real e a dúvida”

A nova criação parte da história pessoal dos três atores e do espaço que os viu crescer artisticamente.
“Tanto o lado futurista como o lado autobiográfico permitem brincar com as nossas histórias e com aquilo que o público reconhece como real e com aquilo que o deixa na dúvida: será ficção ou realidade? Gosto desse jogo”, explica Miguel Raposo, responsável pelo texto e pela encenação.

Com o Teatro Variedades como cenário, o espetáculo transporta o público para um universo onde o passado se cruza com o futuro, refletindo sobre o papel do teatro num tempo dominado pela informação e pela espetacularização.

- Publicidade -

“Há muito que queríamos fazer algo juntos”

O projeto concretiza um sonho antigo de família.
“Há muito que queríamos fazer algo juntos. O Miguel trouxe a possibilidade de falarmos de nós, mas também da nossa relação com o teatro”, revela José Raposo, o patriarca da família, que começou a sua carreira precisamente no Parque Mayer, nos anos 80.

O ator sublinha que o espetáculo não se enquadra num único género teatral, mas mistura vários elementos:
“É importante dizer que isto não é um musical, uma revista ou uma comédia, mas tem tudo isso, e é maravilhosa a possibilidade de surpreendermos o público”, acrescenta.


“Haverá teatro daqui a mil anos?”

Além da vertente pessoal e familiar, “Reality Show: Os Raposos 3027” propõe também uma reflexão sobre o futuro do próprio teatro.
“Haverá teatro daqui a mil anos? Que temas serão abordados? Tenho a certeza que vai continuar a problematizar o seu próprio presente”, questiona Ricardo Raposo, que, além de atuar, é o responsável pela paisagem sonora do espetáculo.

Sobre a componente musical, o ator explica:
“Vamos pegar em músicas que já existem e recondicioná-las para a peça, brincando até com coisas antigas que já estão no domínio público”, descreve.


Uma experiência teatral única e emocional

“Reality Show: Os Raposos 3027” é apresentado como uma experiência teatral inédita, onde a história real e a criação artística se cruzam, e onde o próprio Teatro Variedades reencontra o seu passado.

A peça promete surpreender o público pela sua originalidade e carga emocional, num encontro entre gerações e num espaço carregado de simbolismo.

A estreia está marcada para 15 de outubro, e o espetáculo estará em cena até 16 de novembro, no Teatro Variedades, no Parque Mayer, em Lisboa.

- Publicidade -

Destaques

Jungle na MEO Arena: de “Sunshine” a “Busy Earnin’”, uma noite com muito mais do que “Back on 74”

Os Jungle trouxeram “Sunshine” à MEO Arena, mas deram...

Protestos pela habitação: PSP retira tendas em Lisboa e no Porto e anuncia 31 detidos

As intervenções da PSP nos protestos pela habitação em...

Benfica goleia Sporting na Luz: Nycole bisa na reviravolta do dérbi

As leoas marcaram primeiro, mas chegaram ao intervalo a...

Laura Pausini fez da MEO Arena uma viagem por mais de 30 anos de canções

Laura Pausini regressou esta quinta-feira, 22 de outubro, à...

JMSN estreou-se em Portugal no LAV com Kat Duma a abrir a noite

JMSN atuou pela primeira vez em Portugal na noite...
- Publicidade -

Reportagens

- Publicidade -

Artigos relacionados