Depois de o filme ‘Soul’, da Disney, ter sido dobrado em Portugal por actores brancos relativamente a personagens negros, a polémica disparou.
Há uma petição contra o filme ‘Soul’ e que conta com alguns famosos que já a assinaram: Ana Sofia Martins, Dino D´Santiago, Mamadou Ba, Mayra Andrade, Nástio Mosquito, Pedro Coquenão e Sara Tavares.
“Em Portugal, a Disney tratou este filme como mais um, não tendo o mesmo critério e ignorando a intenção original na escolha de atores exclusivamente afrodescendentes para dar voz aos personagens”, lê-se.
“Não está em causa o habitual bom trabalho em dobragens feitas em Portugal ou a qualidade dos atores da versão Portuguesa mas há aqui a expectativa de respeito pela intenção original e pelo que este representa historicamente: ser o primeiro filme de animação com um protagonista negro, interpretado por vozes negras”, acrescenta.
“Reclamamos por uma nova versão Portuguesa do filme “Soul” da Disney e Pixar, respeitando a intenção original e reconhecendo a importância histórica deste momento. Porque este filme não é apenas mais um filme e o que ele representa importa“, é ainda referido numa petição que conta já com centenas de assinaturas.
Já a Disney reagiu à polémica, perante a revista Sábado, afirmando que “esforçamo-nos por ser inclusivos nos nossos castings, contudo reconhecemos que há trabalho a fazer e estamos comprometidos em diversificar os talentos nas nossas dobragens, independentemente da geografia onde atuamos“