Início Actualidade Festival da Canção 2026 abre cenário inédito e admite vencedor que pode...

Festival da Canção 2026 abre cenário inédito e admite vencedor que pode não ir à Eurovisão

Festival da Canção 2026 abre cenário inédito e admite vencedor que pode não ir à Eurovisão, devido à presença de Israel.

À partida, o Festival da Canção de 2026 já entra para a história como um dos mais incertos dos últimos anos. Em causa está não só o contexto internacional, como também a possibilidade de o vencedor não representar Portugal na Eurovisão.

Desde logo, a polémica em torno da participação de Israel no concurso europeu tem marcado o debate público. Este cenário levanta dúvidas sobre a posição de alguns artistas e o desfecho final do certame nacional.

RTP mantém plano e adia decisões

Questionada pela Boa Onda sobre a hipótese de um vencedor recusar a representação nacional, a RTP foi clara quanto ao procedimento.

Uma fonte da estação afirmou: “A RTP vai fazer o Festival da Canção como sempre, depois do Festival veremos”.
Perante um eventual cenário de recusa, a mesma fonte acrescentou que não há “mais nada a dizer”, remetendo para o que já tinha sido comunicado aquando da apresentação oficial do evento.

Elenco diverso reforça imprevisibilidade

Entretanto, a lista de concorrentes reflete uma forte diversidade artística. Entre os nomes em competição estão Cristina Branco, Bateu Matou, Rita Dias, Djodje, Mário Marta e Marquise.

Além disso, o alinhamento inclui ainda Inês Jacaré, Ana Margarida Cana Pereira e EVAYA.

Datas definidas e apresentação repartida

As canções estarão distribuídas por duas semifinais, marcadas para 21 e 28 de fevereiro. A grande final realiza-se a 7 de março.

A condução do programa ficará a cargo de Filomena Cautela, Vasco Palmeirim, Catarina Maia e Alexandre Guimarães.

Em teoria, será esta final que determinará quem poderá representar Portugal no concurso europeu em maio.

RTP já admite substituição do vencedor

Ainda assim, a possibilidade de mudança está assumida. Em declarações anteriores ao Expresso, a RTP já tinha esclarecido: “caso o vencedor não queira representar o país, será escolhido outro concorrente”.

Enquanto Portugal prepara a sua decisão, vários países já confirmaram presença na edição de 2026. Entre eles estão Irlanda, Espanha, Países Baixos, Eslovénia e Islândia.

Assim, o Festival da Canção 2026 avança com regras conhecidas, mas com um desfecho em aberto, num contexto que promete discussão até ao último acorde.

Siga-nos no Google News