Georgina Rodríguez criticada por vídeo com Lucía Caram, depois de mostrar um encontro em Madrid com a religiosa dominicana. No “V+ Fama”, desta terça-feira, 3 de novembro, os comentadores questionaram a exposição pública dessa proximidade e o possível impacto na imagem da companheira de Cristiano Ronaldo.
Adriano Silva Martins abriu o tema com críticas à escolha da influenciadora, associando-a às posições públicas da religiosa.
“Georgina Rodríguez Aveiro anda a meter-se em caminhos apertados. Após celebrar o Halloween à grande e à espanhola na sua casa de Madrid, a influenciadora mostrou-se próxima de uma das mulheres mais polémicas de Espanha. Trata-se da irmã Lucía Caram, uma freira dominicana que esteve várias vezes prestes a ser excomungada e que defendeu publicamente a independência da Catalunha”, afirmou.
A referência a uma alegada proximidade de excomunhão foi feita pelo apresentador, sem que fosse apresentada, no relato do programa, uma decisão eclesiástica que a sustentasse.
Lucía Caram elogia Georgina: “Uma grande mulher, uma grande mãe”
No vídeo que motivou a discussão, a religiosa falou do dia passado com Georgina e deixou-lhe uma mensagem de carinho.
“Hoje estou em Madrid com uma grande mulher, com a Georgina. Passámos um dia extraordinário. Aqui temos o nosso padrinho Ramón e a Judith, a amiga betinha. Passámos um dia extraordinário, tivemos conversas muito boas. Quero dizer que a Georgina é uma grande mulher, uma grande mãe, e a verdade é que é muito corajosa. Partilhámos experiências muito interessantes. Desejo-vos um bom dia, que sejas muito feliz e, como dizia sempre o Papa Francisco, que Deus te abençoe e que a Virgem, de quem és tão devota, cuide de ti. Muito obrigada.”
Em estúdio, Marta Aragão Pinto considerou que uma figura com a exposição de Georgina deve ponderar as associações que torna públicas.
“Diz-me com quem andas, digo-te quem és. Quando tens uma exposição pública como a Georgina, qualquer pessoa que apareça ao teu lado, estás a validar de alguma forma essa pessoa e os pensamentos ou as posições dessa pessoa”, defendeu.
A comentadora acrescentou: “A Georgina podia ter-se encontrado com a irmã Lúcia, mas não precisava de ter feito este vídeo. Quis partilhá-lo, quis expô-lo por alguma razão.”
António Leal e Silva aponta consequências para Ronaldo
Adriano Silva Martins também criticou o percurso público de Lucía Caram. “O principal dogma da Igreja ela dá-lhe logo um pontapé”, afirmou, acrescentando que a religiosa “passa mais tempo em programas de televisão do que na ação pastoral”.
O apresentador fez ainda uma acusação de natureza política: “Chegou a defender a revolução armada em Espanha e defendeu um golpe de Estado dado pelo governo da Catalunha contra o governo central espanhol.” Trata-se de uma alegação do comentador, não acompanhada, no material disponível, das declarações originais da religiosa.
António Leal e Silva centrou as críticas em Georgina e no efeito que as suas escolhas podem ter sobre Cristiano Ronaldo.
“A Georgina é cada tiro cada mel! Ela não acerta uma, coitada. Acho que aqui é de um tremendo mau gosto, está a meter-se por caminhos que não têm interesse nenhum. O problema é que ela, metendo-se por estes caminhos, arrasta o nome do Cristiano Ronaldo, porque ela existe porque existe um Cristiano Ronaldo”, declarou.
Para o comentador, uma eventual colaboração deveria acontecer sem exposição: “Acho que ela deu um tiro no pé. Vai colaborar com esta freira? Podia fazê-lo como faz o marido, discretamente, sem ninguém saber, porque não vai acrescentar em nada.”
António Leal e Silva criticou também a intervenção da religiosa em Espanha: “Nem espanhola é, é argentina, e sai da terra dela, que tem tanto lá para fazer, para ir para uma terra diferente criar instabilidade.”
Adriano Silva Martins acrescentou: “Houve uma altura em que ela era chamada a freira do Podemos.”
Isabel Figueira diz que Georgina não teme críticas
Isabel Figueira interpretou a partilha à luz da ligação de Georgina à religião, considerando que a influenciadora não está preocupada com as reações.
“A Georgina já nos habituou que faz um caminho muito religioso e espiritual, portanto, ao associar-se à freira Lúcia, faz com que a Georgina também apoie todas as ideologias tão polémicas que vêm a público. Acho que a Georgina não está preocupada com a imagem que passa cá para fora”, afirmou.
A comentadora concluiu: “Quer é que a imagem dela esteja associada religiosamente a alguém e a ideologias em que ela também acredita.”
O vídeo mostra o encontro e os elogios de Lucía Caram, mas não permite, por si só, concluir que Georgina subscreve todas as posições da religiosa.
