Quinta-feira, Outubro 21, 2021

Juanito abriu mais uma porta grande numa tarde sublime

Juanito abriu mais uma porta grande numa tarde sublime

Juanito abriu mais uma porta grande numa tarde sublime, em Fregenal de la Sierra.

A Praça de Touros Municipal de Fregenal de la Sierra recebeu, hoje, uma corrida de touros celebrativa do Dia da Hispanidad.

Texto: Rui Lavrador
Fotografias: Rute Nunes e Carlos Pedroso

Frente a touros das ganadarias Juan Albarrán e Virgen Maria, actuaram os matadores Morante de La Puebla (ovação e duas orelhas), Gines Marin (orelha e duas orelhas e rabo) e João Silva ‘Juanito’ (orelha e duas orelhas e rabo).

Após as cortesias, os três matadores saudaram de montera em mão.

O primeiro touro, da ganadaria de Juan Albarrán, para Morante de La Puebla, assim que saiu à arena partiu um corno, após bater com violência contra um burladero. Assim, Morante lidou o segundo do seu lote, da ganadaria de Virgen Maria. Um touro de capa negra, bem apresentado, que foi recebido por verónicas e posteriormente por chicuelinas, pelo matador. Na sorte de varas, o touro colocou-se debaixo do cavalo, provocando um momento caricato. No tércio de bandarilhas, a quadrilha do andaluz cumpriu sem grande brilhantismo. Na muleta, Morante teve por diante um touro que raramente permitiu sequência. Destaca-se apenas uma boa série pela esquerda. Pinchou, matando apenas à segunda tentativa. Ovação para Morante, assobios para o touro no arraste.

Ginés Marin recebeu um touro com comportamento complicado mas ao qual lanceou por templadas e bonitas verónicas, muito aplaudidas pelo ‘tendido‘. Nas bandarilhas, a sua quadrilha cumpriu com classe. Na muleta, Ginés mostrou estar num momento extraordinário com temple, suavidade e a saber impor-se frente a um touro que começou por investir com a cara alta e a quem foi preciso ensinar a humilhar, um touro com mais mobilidade do que nobreza. Uma actuação feita de conhecimento, paciência, resiliência e arte. Estocada certeira valeu uma orelha, com forte petição de segunda.

Juanito voltou a mostrar que é actualmente o matador português em melhor momento. No capote lanceou por verónicas. Nas bandarilhas destacou-se Diogo Vicente com dois excelentes pares e na muleta, Juanito armou o taco. Aproveitou todas as qualidades que o touro tinha e sacou uma faena de muitos quilates, com ‘tandas‘ por ambos os lados, templadas e arriscando a linha de fogo. Pinchou uma vez, tendo estocado à segunda e assim conseguido uma orelha.

Morante lidou o touro sobrero da ganadaria de Virgen Maria. Esteve muito estético e templado por verónicas, no capote. Na muleta esteve absolutamente soberbo, abrindo toda uma panóplia de recursos técnicos frente a um bom touro. Meia estocada e pinchazo que lhe valeram duas orelhas como prémio.

Absolutamente notável o início de faena com a muleta de Ginés Marin. De joelhos em terra e pela direita, colocou o público em êxtase. Depois, já em pé, continuou a ser pela direita que conseguiu os melhores momentos, embora pela esquerda estivesse também muito bem e com o touro a investir de forma prolongada. Terminou de forma absolutamente magistral, num misto de beleza e risco. Estocada certeira e corte de duas orelhas e rabo. Touro aplaudido no arraste.

Juanito recebeu de joelhos em terra o touro, começando aí aquilo que viria a ser uma actuação absolutamente admirável do jovem luso. Primeiros por verónicas, depois com uma afarolada e rematando com meia verónica, deixando o público em delírio, ainda de joelhos. Já em pé, armou uma actuação das melhores que já teve nesta temporada, em que tem triunfado em todo o lado, toureando com elegância, raça, força e um coração que parece inesgotável. O público ainda pediu indulto do bravo touro, mas Juanito estocou e com isso conquistou duas orelhas e rabo. Destacar que os bandarilheiros Luís Miguel Amado e Juan António Manguilla saudaram de montera em mão.

Uma tarde absolutamente sublime, com Morante a ter uma segunda lide de sonho, Ginés Marin a mostrar que está no melhor momento da carreira e Juanito e continuar a sua escalada rumo rumo ao que se augura o Olimpo da Tauromaquia Mundial, assim continue a triunfar.

Artigos Relacionados

Siga-nos nas redes sociais

23,900FãsCurtir
154SeguidoresSeguir
114InscritosInscrever