

Las Ventas: Uma tarde para a história… de Álvaro de la Calle, na anunciada encerrona de Emilio de Justo.
Texto: Tiago Seixas Carneiro
Fotografias: Miguel Vidal Pinheiro
A Praça de Touros de Las Ventas teve, ontem, mais uma página escrita no já longo livro da sua história. Uma encerrona de Emilio de Justo transformou-se numa encerrona de Álvaro de la Calle. Uma tarde que se queria de glória, teve drama e uma colhida trágica.
Um dos matadores mais destacados das últimas 3 temporadas, Emílio de Justo, anunciava-se diante de 6 distintas ganadarias. O público quase esgotou a lotação de Las Ventas, sendo mais de 20 mil aqueles que não quiseram perder tal desafio toureiro.
Frente a touros das ganadarias Pallarés, Domingo Hernández, Victorino Martin, Victoriano del Rio, Palha e Parladé, Justo toureou o primeiro e Álvaro de la Calle os restantes cinco.
No primeiro, Justo desenhou uma boa faena com destaque pelo piton esquerdo, pelo qual desenhou duas séries que soltaram os primeiros ‘olés’ do público. E na verdade mal sabíamos que seriam quase os únicos que se ouviriam na restante tarde. Aquando da estocada, Justo foi gravemente colhido e transportado à enfermaria. Cortou uma orelha ao touro, com forte petição do público.
Aguardaram-se alguns minutos, para verificar a possibilidade de Justo voltar à arena. As notícias foram as piores e Justo não pôde regressar, com Álvaro de la Calle a assumir a lide dos restantes cinco touros.
E a partir deste momento, abordar de forma crítica as actuações de Álvaro de La Calle, não só seria injusto como pouco respeitável. 99.9% das pessoas que estiveram em Las Ventas jamais pensariam que isto fosse acontecer. Porém, e ao contrário de outras corridas nesta mesma praça, o público teve um comportamento soberbo para com o toureiro sobressaliente.
Pouco rodado, com pouquíssimas corridas, enfrentou 5 touros de 5 anos, de distintos encastes e ganadarias. Fez o que muitas 1ªas primeiras figuras nunca fizeram. E entregou-se. Foi digno, com uma postura digna de registo e teve o seu momento alto na lide do quarto touro da corrida.
Um touro de Victoriano del Rio que com um toureiro de outros recursos e mais rodado tinha dado troféus ou até mesmo possível indulto. Investida franca, com ritmo durante toda a actuação. Destacando-se o picador Óscar Bernal, ‘Duplicado’ (nome do astado) permitiu a De La Calle luzir-se e sentir o calor da afición madrilena. Deu aplaudida volta à arena, bem como o touro.
No final da corrida, foi aplaudido pelo público, saindo a pé da praça e caminhando até ao hotel de mão dada com a sua filha e ao lado da mulher. Nem tudo na vida são troféus, há valores que valem infinitamente mais.
⚪HUMILDAD⚪
Álvaro de la Calle se enfrentó a cinco toros en solitario, y no sólo salió triunfal sino que se quedó al salir de la plaza para hacerse fotos con todos y cada uno de los aficionados. Posteriormente salió de la mano de su mujer e hija
INCREÍBLE
📷 David Castellanos pic.twitter.com/cFJ9L1hSSN
— TENDIDO_5 (@TENDIDO_5) April 10, 2022
Do relatório médico, emitido pela Clínica de la Freternidad, destaca-se “se realizo un RX en la que no se objetivan desplazamientos ni luxaciones, TAC de columna cervical con fractura estallido de masa lateral izquierda de atlas (C1) y fractura estallido de masa lateral derecha de Axis (C2), sin desplazamientos apreciables“
“Se realiza también una Resonancia Magnética Urgente sin que se aprecie afectación medular ni lesiones ocupantes de canal, con lesión ligamentosa atlantoodontoidea. El paciente queda ingresado a la espera de inmovilización definitiva. Pronóstico: Muy Grave“, acrescenta.
📄 𝗣𝗔𝗥𝗧𝗘 𝗠𝗘𝗗𝗜𝗖𝗢 𝗢𝗙𝗜𝗖𝗜𝗔𝗟
👉🏻 Fractura estallido de masa lateral izquierda de atlas (C1) y fractura estallido de masa lateral derecha de Axis (C2), sin desplazamientos
👉🏻 Se realiza también Resonancia Magnética Urgente sin que se aprecie
afectación medular pic.twitter.com/VlA8jfhgjB— Emilio de Justo (@EmiliodeJusto) April 10, 2022

