Laura Cardoso morreu na noite de segunda-feira, 17 de agosto, em casa, na cidade de São Paulo. A atriz tinha 98 anos e partiu por causas naturais, depois de uma carreira superior a oito décadas na rádio, no teatro, no cinema e na televisão brasileira.
A morte aconteceu pelas 23h24, hora local. A informação foi confirmada pela família durante a madrugada desta terça-feira, 18 de agosto, através das plataformas oficiais da artista.
Família anuncia despedida de Laura Cardoso
A página oficial da atriz no Instagram publicou uma mensagem em sua homenagem.
“A nossa grande estrela despediu-se de nós. Laura Cardoso estará para sempre nos nossos corações. Obrigada por tudo, a nossa amada e eterna Laura Cardoso”, pode ler-se.
Fernando Faria, bisneto da artista, confirmou que Laura Cardoso morreu por “causas naturais”. De acordo com a família, a atriz sentiu-se mal pouco antes da morte, na sua residência no bairro do Sumaré. A informação foi também confirmada pelo Gshow.
Filha de portugueses começou na rádio aos 15 anos
Laura Cardoso nasceu em 1927, no bairro do Bixiga, em São Paulo. Filha de imigrantes portugueses, cresceu num ambiente onde o teatro despertava sentimentos diferentes dentro da família.
O pai, comerciante e apaixonado pelas artes, apoiou a vocação da filha. A mãe mostrou inicialmente alguma resistência, numa época em que as mulheres que pretendiam seguir uma carreira artística enfrentavam forte preconceito.
Aos 15 anos, Laura Cardoso começou a trabalhar em radionovelas. A experiência adquirida na rádio abriu caminho para a televisão, onde se tornou uma das pioneiras da teledramaturgia brasileira.
Mais de 60 novelas e um contrato vitalício com a Globo
A atriz participou em mais de 60 novelas e construiu um dos currículos mais extensos da televisão brasileira. Estreou-se na TV Tupi em 1952 e passou por várias estações antes de se afirmar como um dos grandes rostos da Globo.
Entre os trabalhos mais recordados encontram-se «Mulheres de Areia», «A Viagem», «Explode Coração», «Caminho das Índias», «Gabriela» e «O Outro Lado do Paraíso».
A última participação numa novela aconteceu em 2019, no elenco de «A Dona do Pedaço». Apesar do afastamento das produções regulares, Laura Cardoso mantinha um contrato vitalício com a Globo. Ao longo da carreira, participou em mais de uma centena de trabalhos para televisão.
Em 2025, ainda participou no curta-metragem «Dona Rosinha» e recebeu uma estrela na Calçada da Fama dos Estúdios Globo.
Atriz dizia não ter medo da morte
Em 2019, numa entrevista à revista Quem, Laura Cardoso falou sobre a morte com a serenidade que sempre demonstrou perante o envelhecimento.
“Brinco com as minhas filhas que só tenho medo do fantasma. Mas não tenho medos, nem da morte. É uma tolice ter medo da morte! Ela é imprevisível, mas inevitável. Não sabemos quando ela vem, mas que é certa para toda a gente, é. Só não diz a hora a que vem. Amo a vida, agradeço a Deus por ter chegado a essa idade, mas um dia vamos embora”, afirmou.
A atriz também recusou repetidamente a ideia de abandonar a representação. Considerava que o trabalho lhe dava sentido à vida e nunca escondeu o desconforto que sentia quando era questionada sobre a reforma.
Cerimónia decorre em São Paulo
Laura Cardoso deixou as filhas Fátima e Fernanda, além dos netos e bisnetos. Do casamento com o ator Fernando Balleroni nasceu ainda José, que morreu apenas três dias depois do nascimento.
A cerimónia fúnebre realiza-se esta terça-feira, entre as 8h00 e as 14h00, na Funeral Home, no bairro da Bela Vista, em São Paulo. O espaço estará reservado à família, mas os admiradores poderão prestar homenagem no exterior.
