Lino Pires: “As Sanjoaninas são sem dúvida uma das mais importantes feiras do panorama taurino nacional”

Lino Pires: “As Sanjoaninas são sem dúvida uma das mais importantes feiras do panorama taurino nacional”, referiu o Presidente da Tertúlia Tauromáquica Terceirense em declarações ao Infocul.pt.

Lino Pires: "As Sanjoaninas são sem dúvida uma das mais importantes feiras do panorama taurino nacional"

Texto: Rui Lavrador
Fotografias: Paulo Gil

A importante Feira Taurina por ocasião das Sanjoaninas, nos Açores, aproximam-se e a expectativa aumenta. Os cartéis já foram apresentados e tudo está a postos para aquilo que se espera sejam um excelente certame.

O Infocul.pt entrevistou Lino Pires, Presidente da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, que fez uma antevisão daquilo que espera que seja esta edição, da constituição dos cartéis, do actual momento das ganadarias açoreanas e também do ambiente que se vive por estes dias na região e apelou ainda à presença massiva do público.

Lino Pires: "As Sanjoaninas são sem dúvida uma das mais importantes feiras do panorama taurino nacional"

Estão oficialmente apresentados os cartéis das Sanjoaninas. Quais as expectativas para esta feira taurina?

Considero um cartaz eclético, e que em simultâneo estimula a promoção da tauromaquia entre os mais jovens. A Feira Taurina é estruturada por um modelo de quatro espetáculos, uma corrida à portuguesa, um Concurso de Pegas, um espectáculo misto, e um espetáculo de variedades taurinas, intitulado de “MATINAL – Os jovens vão aos toiros!”. A Matinal será um evento de promoção, em que na compra de cada bilhete, cada adulto possa levar um jovem até 16 anos de idade de forma gratuita. Além disto, criou-se o modelo de
ABONO, em que na compra um bilhete para cada corrida, o abonado tem gratuita o bilhete da matinal. No términos deste espetáculo, os espetadores terão a oportunidade de assistir ao desembarque na arena dos toiros a serem lidados pela tarde. As expectativas são grandes, pois considero que a feira está bem montada os cartéis estão rematados esperamos que o público e toda a afición corresponda.


Assumiu, digamos que recentemente, a presidência da Tertúlia Tauromáquica Terceirense. Quais os maiores desafios?

Os desafios são grandes pois a Tertúlia Tauromáquica Terceirense é uma instituição reconhecida no panorama taurino nacional e internacional pelo excelente trabalho de promoção e divulgação que foi feito pelas antigas direções, logo é com imensa responsabilidade e afición que a equipa dará o seu melhor para que o nome da TTT e de toda tauromaquia açoriana continue a ser reconhecido.

As Sanjoaninas são das feiras taurinas mais importantes do país. Conseguir isto, não estando no continente, é um desafio maior?

As Sanjoaninas são sem dúvida uma das mais importantes feiras do panorama taurino nacional e é para isso que nos propomos a trabalhar, para manter o nível esperado. No entanto a nossa insularidade é sem dúvida uma condicionante pois torna as coisas mais complicadas, como as viagens dos cavalos, dos artistas, para que concilie da melhor forma. Gerir todos esses fatores por vezes é um grande desafio, mas também quando tudo corre pelo melhor é muito gratificante.

Lino Pires: "As Sanjoaninas são sem dúvida uma das mais importantes feiras do panorama taurino nacional"

Para quem nunca experienciou umas Sanjoaninas, como define o ambiente que se vive durante o certame?

As Sanjoaninas são únicas, são as maiores festas populares dos Açores, há toda uma envolvência entre festa, gastronomia, tauromaquia, desfiles, marchas populares que não se explica apenas se sente e quem cá vem nunca mais esquece a experiência. Sendo que conjugando todo isso com as maravilhosas paisagens que a nossa ilha tem torna tudo numa experiência única.

Relativamente aos cartéis, pergunto-lhe se houve algum toureiro que lamente não estar presente na feira?

Considero que montamos uma boa feira com os toureiros desejados e que está do agrado do público.

Criou alguma estranheza, para não dizer polémica, a ausência de Luís Rouxinol Jr, depois de ali ter triunfado no ano passado. Qual o motivo para a sua ausência?

Relativamente a essa questão não considero que haja nenhuma polémica, pois essa direção assumiu que não iria repetir o triunfador do ano transacto, pois ora vejamos, entendemos que os dois cavaleiros de alternativa residentes na ilha e que estão no activo devem tourear a feira taurina de São João, de forma
a promover os intervenientes da região. Se juntarmos a esses dois nomes ao triunfador do ano anterior, caso o triunfador não seja regional, consideramos que estaríamos a montar uma feira repetitiva. Ao longo do tempo, na nossa opinião poderá perder o interesse do público e dos aficionados locais. Essa foi uma decisão tomada para que a Feira de São João possa ser variada e do agrado do público.

Lino Pires: "As Sanjoaninas são sem dúvida uma das mais importantes feiras do panorama taurino nacional"


Os cartéis mesclam o toureio a pé e o toureio a cavalo, contando ainda com alguns toureiros de Espanha. É fácil contratar toureiros espanhóis?

A Feira de São João sempre foi marcada pela inclusão do toureio a pé e do toureio a cavalo e é uma aposta que é para manter, para promover ambos os tipos de toureio. Relativamente à contração de toureiros espanhóis não encontramos muitas dificuldades porque a notoriedade internacional que a Tertúlia tauromáquica Terceirense ganhou acabou dar a conhecer a nossa instituição fora do país.

Que análise faz ao actual momento das ganadarias açorianas e que acabam por dominar na feira?

Esse ano a feira está montada com um curro de cada ganadaria. Considero que devido ao contexto actual de dois anos de pandemia e com a subida exorbitante dos factores de produção, com um Inverno rigoroso, os ganaderos estão a fazer um esforço enorme para conseguir colocar o trapio adequado. Penso que vão conseguir e que o resultado vai ser positivo e do agrado do público. Relativamente ao seu comportamento, acreditamos que possa haver transmissão ao aficionado, pois os ganaderos têm desenvolvido um bom
trabalho de selecção mas isso só saberemos no final de cada lide.

Ao longo dos anos, as Sanjoaninas têm conseguido destaque em alguns dos maiores meios tauromáquicos espanhóis. É uma aposta a manter esta ligação com a imprensa espanhola?

O nosso objectivo é elevar o nome da Feira Taurina de São João, assim como de toda a tauromaquia açoriana a todo o mundo logo estamos dispostos a trabalhar com toda a imprensa de forma a promover a tauromaquia.

Relativamente à imprensa portuguesa, sente que a mesma tem valorizado devidamente as Sanjoaninas?

Como referi anteriormente o papel da Tertúlia Tauromáquica Terceirense é promover a tauromaquia. É de facto, um ponto fulcral para a nova direcção que as Sanjoaninas ganhem a dimensão que merecem na imprensa nacional e é para isso que estamos dispostos a trabalhar.

Por fim, como convida o público, e os aficionados em particular, a esgotar as corridas?

Para nós Tertúlia Tauromáquica Terceirense, a maior recompensa que podemos ter é a presença do público e dos aficionados, é para eles que tentamos montar os melhores cartéis possíveis. Vamos mostrar a força da tauromaquia e vamos esgotar a nossa praça! Não posso deixar de convidar também os nossos emigrantes, irmãos da diáspora, que disfrutam ao máximo de todas as nossas festividades da melhor forma possível.

Cartéis das Sanjoaninas 2022

18 de Junho. Matinal: Novilhos de Rego Botelho, José Albino Fernandes e João Gaspar para Filipe Martinho, Mariscal Ruiz e Martim Torrão.

18 de Junho. Tarde: Touros da ganadaria João Gaspar para Tiago Pamplona, João Moura Jr. e Marcos Bastinhas. Pegam os forcados amadores de Montemor e Tertúlia Tauromáquica Terceirense.

19 de Junho. Concurso de Pegas: Touros de José Albino Fernandes para Marcos Bastinhas, João Pamplona e Andrés Romero. Pegam os forcados amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, Aposento da Moita e Aposento de Turlock.

24 de Junho. Touros de Rego Botelho para João Moura Jr., José Garrido e Juanito. Pegam os forcados amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense.

Venda de Bilhetes

Os bilhetes para os espectáculos tauromáquicos das Sanjoaninas podem ser comprados nos seguintes links:

Dia 18: AQUI

Dia 19: AQUI

Dia 24: AQUI

Artigos Relacionados

Siga-nos nas redes sociais

28,490FãsCurtir
12,916SeguidoresSeguir
293SeguidoresSeguir
176InscritosInscrever