Manuel Luís Goucha corrige RTP e expõe erros históricos: “Procuro ser muito rigoroso”

Manuel Luís Goucha corrige RTP e expõe erros históricos: “Procuro ser muito rigoroso”, assinalou o apresentador.

Apresentador não deixou passar imprecisões

Manuel Luís Goucha, reconhecido pelo profundo conhecimento da história da rádio e televisão portuguesas, mostrou mais uma vez que a sua memória não falha. Após assistir ao primeiro episódio do novo formato da RTP, dedicado ao “Rebobinar Portugal”, o apresentador deparou-se com vários erros factuais e decidiu corrigi-los publicamente através do Instagram.

Primeiras correções: identidades trocadas

Logo no início da publicação, Goucha destacou que encontrou várias falhas no episódio. “Encontrei, neste primeiro episódio, algumas imprecisões”, assinalou. A primeira retificação incidiu sobre a identificação de uma das figuras exibidas. “Ora, a senhora que acabámos de ver não é a Maria Helena Varela Santos, mas sim Gina Esteves”, esclareceu.

Cronologia corrigida

Além disso, Goucha continuou atento à linha temporal apresentada no programa. “Ora aqui temos duas imprecisões. Não foi um ano o tempo que mediou entre as emissões experimentais, mas sim meio ano”, explicou, sublinhando a importância da precisão histórica.

Erro que considerou mais grave

No entanto, o apresentador destacou um momento que classificou como particularmente incorreto. “Mas mais gritante é vermos imagens de uma senhora, supostamente Maria Armanda Falcão (muito conhecida como Vera Lagoa), quando as imagens são, essas, sim, de Maria Helena Varela Santos”, apontou, revelando que houve nova confusão entre personalidades distintas da televisão portuguesa.

Até datas recentes foram corrigidas

O rigor de Goucha não se ficou pelo passado distante. O apresentador também corrigiu momentos marcantes mais recentes, como a vitória de Salvador Sobral na Eurovisão, a visita do Papa a Fátima e até o título conquistado pelo Benfica. “Foi o dia 13 de maio, sábado, não dia 12″, sublinhou.

Uma explicação com humor

Por fim, Manuel Luís Goucha justificou a intervenção numa nota divertida, mantendo o estilo que o caracteriza. “Eu talvez esteja a ser um bocadinho picuinhas, mas nestas coisas de datas e pessoas eu procuro ser muito rigoroso”, rematou.

Veja este momento AQUI.

Siga-nos no Google News
Redacção
Redacçãohttp://www.infocul.pt
Redacção oficial do site infocul.pt

Artigos Relacionados

Siga-nos nas redes sociais

31,799FãsCurtir
12,697SeguidoresSeguir
438SeguidoresSeguir
313InscritosInscrever