MEO Arena: 6 espectáculos acessíveis nos próximos meses, apostando cada vez mais na inclusão de diferentes públicos.
A MEO Arena continua a apostar na integração de espetáculos inclusivo na programação da Arena, com o objetivo de tornar a cultura acessível a todos os públicos. Até abril de 2025 estão previstos mais seis concertos na maior arena do país no âmbito do projeto Acess All Areas (AAA).
Esse projeto utiliza recursos como língua gestual portuguesa, coletes de vibração e audiodescrição, sem qualquer custo associado para o público.
Assim, para além dos concertos já realizados, a maior sala de espetáculos do país mantém o compromisso contínuo com a acessibilidade, e reforça a agenda disponível no âmbito do projeto AAA com mais seis concertos para o último trimestre de 2024 e para o arranque de 2025:
- Moonspell + Orquestra Sinfonietta de Lisboa – 26 outubro 2024
- Pedro Abrunhosa – 23 novembro 2024
- Cuca Roseta – 7 dezembro 2024
- D.A.M.A – 14 fevereiro 2025
- Plutónio – 28 fevereiro 2025
- Cirque Du Soleil – 19 abril 2025 (sessão das 17h)
Para estes espetáculos, além da deficiência física, que tem recursos permanentemente disponíveis na MEO Arena, são adicionados recursos para as pessoas Surdas e com deficiência visual, sem custos adicionais além da compra do bilhete.
Após a compra do bilhete, o público apenas terá de enviar um email referindo o concerto e a solicitar o recurso pretendido para acessibilidade@aarena.pt e receberá as indicações necessárias para este fim.
O site da MEO Arena conta com uma página dedicada à Acessibilidade onde estão disponíveis todas as informações pertinentes para estas comunidades.
PROJETO AAA – ACCESS ALL AREAS – NA MEO ARENA
O projeto nasce da vontade de adaptar as infraestruturas a pessoas com deficiência e surdas para que a arena fosse, na génese e na prática, uma sala de espetáculos inclusiva, preparada para receber todos aqueles que quisessem viver boas experiências nos seus eventos.
Com este objetivo foi delineada uma estratégia para tornar a MEO Arena verdadeiramente inclusiva e, em parceria com a Access Lab, a sala tem vindo a desenvolver uma série de melhorias e ações.
No que diz respeito às experiências têm vindo a ser realizadas iniciativas em determinados espetáculos, o projeto começou com pilotos, tanto na audiodescrição como na língua gestual portuguesa e audiodescrição. Agora, os espetáculos têm bilhetes disponíveis para compra ao público sem custos acrescidos nestes recursos essenciais para a fruição dos eventos.
Todas estas facilidade não têm nenhum custo associado e são oferecidas, quando disponíveis, a quem já tenha bilhete para o evento.