Meta termina hoje prazo para oposição ao uso de dados pessoais em treino de inteligência artificial

Meta termina hoje prazo para oposição ao uso de dados pessoais em treino de inteligência artificial, como anunciado.

Chega hoje ao fim o prazo para os utilizadores europeus do Facebook e do Instagram se oporem à utilização dos seus dados pessoais no treino da inteligência artificial da Meta. A empresa de Mark Zuckerberg deu até esta segunda-feira, 27 de maio, para os utilizadores preencherem o formulário de autoexclusão.

Caso não seja feita essa objeção, todos os conteúdos públicos partilhados nestas plataformas — incluindo publicações, fotografias, legendas e comentários — passam a ser utilizados no desenvolvimento dos modelos de IA generativa da Meta. “Tornámos este formulário de objeção fácil de encontrar, ler e utilizar, e honraremos todos os formulários de objeção que já recebemos, bem como os que forem enviados”, garantiu a empresa em comunicado.

Importa destacar que o WhatsApp, serviço de mensagens privadas também pertencente à Meta, está excluído desta política. Ainda assim, mensagens enviadas através do Messenger, incluindo perguntas feitas ao Meta AI, poderão ser incluídas.

Além disso, a Meta esclareceu que, mesmo que um utilizador tenha optado pela exclusão, a empresa pode continuar a tratar essas informações em determinados contextos. Isto pode acontecer, por exemplo, quando o nome do utilizador surge numa imagem pública partilhada por terceiros, ou é mencionado num comentário.

Por outro lado, contas de menores de 18 anos não serão abrangidas por esta política. As mensagens privadas permanecem igualmente fora do alcance da recolha de dados para IA.

Como fazer a autoexclusão no Instagram e Facebook

Se ainda não preencheu o formulário e pretende evitar que os seus dados sejam usados, ainda vai a tempo. No caso do Instagram, o processo deve ser feito através da aplicação:

  1. Abra a aplicação e toque no ícone com três traços, no canto superior direito.
  2. Aceda ao Centro de Privacidade, deslizando até ao fim das opções.
  3. Escolha a opção IA na Meta.
  4. Clique em “Informações que partilhaste nos Produtos da Meta” e depois em “Envia um pedido de objeção”.
  5. Preencha o formulário com o seu email e justifique, ainda que de forma breve, a razão pela qual deseja excluir-se do treino da Meta AI.

Já no Facebook, o processo pode ser feito através do navegador, acedendo ao Centro de Privacidade da conta e seguindo os mesmos passos.

Esta medida surge num momento em que cresce a preocupação dos utilizadores e reguladores com a forma como as grandes tecnológicas recolhem e utilizam dados pessoais. A Meta tem vindo a reforçar o seu investimento em inteligência artificial, mas esta política está a gerar controvérsia em vários países da União Europeia.

Siga-nos no Google News

Artigos Relacionados

Siga-nos nas redes sociais

31,799FãsCurtir
12,697SeguidoresSeguir
438SeguidoresSeguir
300InscritosInscrever