Morre Robert Redford, ícone de Hollywood, aos 89 anos, segundo foi revelado sobre um dos nomes maiores da arte.
O mundo do cinema perdeu esta terça-feira, 16 de setembro, uma das suas maiores lendas. Robert Redford, ator e cineasta aclamado, faleceu pacificamente em sua casa, no estado do Utah, aos 89 anos, anunciou Cindi Berger, diretora executiva da empresa de relações públicas Rogers & Cowan PMK.
Últimos momentos e comunicado da família
Segundo Cindi Berger, “Robert Redford morreu no dia 16 de setembro de 2025, em sua casa em Sundance, nas montanhas do Utah – o lugar que ele amava, rodeado daqueles que amava. Vamos sentir muito a sua falta. A família pede privacidade”. Até ao momento, a causa da morte não foi divulgada.
Uma carreira marcada por sucessos
Nascido a 18 de agosto de 1936, Robert Redford destacou-se em clássicos como ‘Butch Cassidy and the Sundance Kid’ (‘Dois homens e um destino’), de 1969, e ‘All The President’s Men’ (‘Os Homens do Presidente’), de 1976. Participou ainda em ‘Three Days of the Condor’ (‘Os Três Dias do Condor’), de 1975, e ‘The Sting’ (‘Golpe de Mestre’), de 1973, filme que lhe valeu a primeira e única nomeação ao Óscar enquanto ator.
Durante décadas, Redford brilhou em diferentes géneros cinematográficos e contracenou com nomes icónicos como Jane Fonda, Barbra Streisand e Meryl Streep.
Redford, o cineasta premiado
Aos 40 anos, Redford iniciou-se como realizador e conquistou o Óscar de Melhor Realizador com ‘Ordinary People’ (‘Gente Comum’), de 1980, filme que também ganhou o Óscar de Melhor Filme. Seguiram-se ‘The Milagro Beanfield War’ (‘O Segredo de Milagro’), de 1988, ‘A River Runs Through It’ (‘Duas Vidas e o Rio’), de 1992, e ‘Quiz Show’, de 1994, nomeado a quatro Óscares, incluindo Melhor Filme e Melhor Realização.
Legado com o Sundance Institute
Em 1981, Redford fundou o Sundance Institute, dedicado a apoiar artistas independentes. O festival transformou-se no Festival Sundance de Cinema, em Park City, Utah, um dos maiores palcos de cinema independente nos EUA, revelando talentos como Quentin Tarantino, Darren Aronofsky e Chloé Zhao.
Vida pessoal
Natural de Santa Monica, Califórnia, Charles Robert Redford Jr. foi casado com Lola Van Wagenen, entre 1958 e 1985, e desde 2009 com Sibylle Szaggars, com quem permaneceu até à morte. Deixa a esposa, as filhas Shauna e Amy e os netos.
O cinema mundial perde assim um ícone que marcou gerações e cuja influência será sentida por décadas.