“Não consegui tirar da minha cabeça o meu amigo Diogo Jota”: Andy Robertson dedica apuramento histórico da Escócia ao português, emocionado.
Andy Robertson emociona-se após garantir o Mundial e deixa homenagem a Diogo Jota
A Escócia voltou a fazer história ao garantir, esta semana, a qualificação para o Mundial 2026 — algo que não acontecia desde 1998. Contudo, o momento de festa ganhou um tom ainda mais especial pela mensagem que Andy Robertson deixou ao antigo colega do Liverpool, Diogo Jota.
“É a minha última oportunidade de disputar um Mundial”
Em declarações emocionadas à BBC, o capitão escocês não escondeu a dimensão do feito e admitiu que este poderá ser o seu último grande palco internacional. “É diferente [das conquistas no Liverpool]. Estou emocionado. Na minha idade, é a minha última oportunidade de disputar um Mundial”, afirmou, visivelmente tocado após o apito final.
Uma celebração com nome português: Diogo Jota
Logo depois, Robertson recordou o avançado português, com quem partilhou balneário em Anfield e muitas conversas sobre seleções e competições internacionais. “Não consegui tirar da minha cabeça o meu amigo Diogo Jota. Falámos muito sobre ir ao Mundial. Ele falhou o Mundial do Qatar devido a lesão. Eu falhei porque a Escócia nunca ia”, destacou.
O lateral explicou ainda que o apuramento teve um significado acrescido pela ligação que os dois mantêm. “Falávamos sempre sobre como seria ir a este Mundial. Sei que está algures a sorrir por mim hoje. Fico tão feliz que tenha terminado assim”, completou.
Escócia quebra jejum de 28 anos
Com a qualificação agora assegurada, os escoceses colocam fim a um jejum de 28 anos sem presença na maior competição de seleções. Já Portugal segue para a sua 9.ª participação, tendo como melhor resultado o 3.º lugar alcançado em 1966.
Recorde-se que Diogo Jota faleceu num trágico acidente de viação.
Veja o vídeo AQUI.




