É um fã de Harry Potter e está a pensar fazer uma visita à Escócia, placo principal das gravações do Harry Potter? A Escócia fica a menos de 3 horas de Portugal e se é um fã de Harry Potter marque já na agenda. Visitar estes lugares fará com que se arrepie muitas vezes. É quase tão especial como visitar a broadway e ver um espetáculo do Harry Potter. Para ler mais sobre o assunto basta carregar aqui.
Ao explorar estes locais, não só verá onde os filmes foram rodados, como também sentirá a mesma magia e inspiração que influenciaram a criação desses mundos fantásticos. Se ainda não fez esta viagem, conheça neste artigo os lugares que pode visitar. Há voos low cost entre Portugal e a Escócia e uma coisa é garantida: se é fã de Harry Potter, todos os cêntimos valerão a pena.
Edimburgo
Foi na capital da Escócia que JK Rowling começou a delinear as aventuras de Harry e dos seus amigos. Com ruas empedradas, ruelas sinuosas e arquitetura medieval, a cidade tem certamente algumas coisas em comum com os cenários dos livros e dos filmes. Rowling escreveu os primeiros capítulos em vários cafés da cidade velha, antes de regressar anos mais tarde para terminar a série numa suite tranquila do The Balmoral Hotel, longe de todas as interrupções.
A Elephant House afirma que JK Rowling passou horas intermináveis na década de 1990 a olhar pela janela e a sonhar com as suas personagens mágicas. Com as suas belas vistas do Castelo de Edimburgo, o café tornou-se conhecido como o “local de nascimento de Harry Potter”. Também pode ver as impressões das mãos de JK Rowling gravadas em pedra nas Câmaras da Cidade de Edimburgo, na Royal Mile.
Fort William
É possível viajar de comboio de Edimburgo para Glasgow e daí apanhar a West Highland Line para Fort William. Esta é uma excelente forma de ver alguns pontos turísticos famosos da janela, incluindo o místico Rannoch Moor, o local onde os Devoradores da Morte embarcam no comboio do filme Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1.
Se preferir conduzir, também pode alugar um carro em Edimburgo. Conduza até ao Bo’ness Motor Museum, onde poderá ver o Ford Anglia de Ron Weasley, ou pare no Scottish Owl Centre, em West Lothian, para cumprimentar alguns dos amigos de Edwiges e outras espécies exóticas de corujas.
Expresso de Hogwarts
Testemunhe o amplo cenário cinematográfico diretamente dos oito filmes de maior bilheteira, reservando um lugar no comboio a vapor Jacobite, que viaja de Fort William para Mallaig ao longo da linha West Highland. Pare para almoçar em Mallaig e depois faça a viagem de regresso a Fort William. Certifique-se de reservar o comboio a vapor com antecedência, pois é uma experiência muito popular. Abre para a época em abril.
Ao chegar a Mallaig, explore a pequena mas movimentada cidade portuária, que já foi o porto de arenque mais movimentado da Europa. Observe os barcos e os ferries a entrar e a sair ou aprenda mais sobre a comunidade piscatória da cidade no Mallaig Heritage Centre. O que há para comer? Pode escolher entre alguns cafés, pubs e restaurantes. De seguida, apanhe o comboio e volte para Fort William.
Lagos e vales
Nos filmes, paisagens misteriosas e enevoadas emolduram o pano de fundo da história de Harry, por isso não é surpresa que os produtores tenham escolhido as Terras Altas para muitas cenas. Passe um dia a passear por alguns destes belos lugares e sinta a atmosfera mágica. Se ainda não o fez, uma boa opção é alugar um carro em Fort William, para poder chegar a alguns destes locais de filmagem mais remotos, entre eles:
- Steall Falls: Esta cascata aparece no filme Harry Potter e o Cálice de Fogo, quando Harry enfrenta um dragão-de-cauda-córneo húngaro no Torneio dos Três Feiticeiros.
- Estalagem Clachaig: Durante gerações, a Estalagem Clachaig tem sido uma paragem útil para os caminhantes cansados que atravessam o vale, mas é também o local de filmagem da Cabana de Hagrid no terceiro filme, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban.
- Glen Etive: Pode reconhecer Loch Etive dos filmes de Harry Potter: depois de fugirem do Banco de Gringotes com a ajuda de um dragão gentil no último filme, Harry e a sua turma caem no belo lago.
Se é fã de Harry Potter e está a planear uma visita à Escócia, prepare-se para uma experiência mágica e inesquecível. Edimburgo, Fort William e os diversos locais de filmagem nas Terras Altas oferecem uma imersão fascinante no mundo criado por J.K. Rowling. Desde os cafés históricos onde a autora começou a desenhar as aventuras de Harry e dos seus amigos até aos icónicos cenários dos filmes, como o Expresso de Hogwarts e as paisagens encantadoras dos lagos e vales, cada paragem na sua jornada escocesa promete trazer uma nova e emocionante perspetiva ao universo de Harry Potter.