Padre Ricardo Esteves alerta para relações instáveis: “Não construas casa em terrenos instáveis”

Padre Ricardo Esteves alerta para relações instáveis: “Não construas casa em terrenos instáveis”, referiu o pároco.

O padre Ricardo Esteves recorreu às redes sociais para partilhar uma reflexão sobre relações, carência afetiva e perda de identidade.

Na publicação, o sacerdote fala sobre o risco de procurar no outro uma espécie de salvação emocional. Além disso, deixa um alerta sobre relações que obrigam alguém a apagar-se para ser aceite.

A ilusão de encontrar “a cura” no outro

Na mensagem, Ricardo Esteves começa por abordar aqueles encontros que parecem responder a uma necessidade profunda. No entanto, alerta que essa sensação pode impedir uma leitura clara da realidade.

“Às vezes, cruzas com pessoas que parecem trazer com elas aquilo que procuras: “a cura”. A cura para todas as tuas inquietudes. Tens a sensação imediata de que finalmente a tua busca chegou ao fim e que, agora ali, podes desfazer as malas e ficar. Mas sabes, por vezes, é nessa euforia que perdes o teu filtro de conseguires observar a realidade.”

Assim, o padre chama a atenção para o perigo de confundir desejo de afeto com amor verdadeiro.

Carência pode levar a aceitar o que magoa

Entretanto, o sacerdote aprofunda a reflexão e fala sobre a forma como a falta de afeto pode tornar o coração menos exigente.

“Quando a “fome” de afecto é grande, o coração torna-se menos exigente e acaba por confundir familiaridade com sentimento real e carência com um amor que vale a pena. O grande erro é acreditares que o outro é a tua salvação.”

Depois, Ricardo Esteves alerta para a normalização de comportamentos que, em condições normais, não seriam aceites.

“Por medo do vazio que a solidão impõe, começas a normalizar o que em condições normais não aceitarias. Passas a chamar a instabilidade de intensidade, a ausência de autonomia e a falta de respeito de fase difícil.”

“Começas a podar-te, a silenciar”

Além disso, o padre descreve o processo de adaptação forçada dentro de uma relação sem estrutura emocional.

“Desta forma, começas a podar-te, a silenciar e a adaptares-te para caberes numa vida que não tem estrutura para te acolher de verdade.”

Na mesma publicação, Ricardo Esteves fala do momento em que a ilusão termina. Segundo o sacerdote, é aí que a dor se torna mais profunda.

“Depois vem o desastre. Quando? Quando a ilusão desmorona, quando a ficha cai. Seja porque o outro foi embora, seja porque o outro nunca esteve de verdade. Aí, eu posso dizer-te que a dor é profunda… porque na tentativa de construires uma vida para os dois, acabaste por demolir a única casa que importava: a tua identidade, a tua essência.”

Padre deixa conselho sobre limites e identidade

Por fim, Ricardo Esteves deixa um aviso direto a quem se encontra numa relação instável. O sacerdote defende que ninguém deve destruir-se para caber na vida de outra pessoa.

“Por isso, aconselho-te a que não construas casa em terrenos instáveis. Quem vive em ruínas emocionais não tem a capacidade de oferecer alicerces. Alguém que só quer ser passagem não merece acesso à passagem da tua vida. Uma relação onde tens que te destruir para caber nela, nunca, jamais será um lar.”

Depois, o padre sublinha que a paz nasce de escolhas e limites pessoais, não da dependência emocional.

“Posso dizer-te que a paz é algo que o outro nunca nos dá, mas algo que cultivamos dentro de nós, com as nossas escolhas, limites. Quando aprendes a ser o teu próprio lar, páras de aceitar qualquer lugar pelo medo de ficares só. Se fazes das pessoas erradas a tua casa, vai chegar o dia que não tens onde morar. Um dia muito feliz para todos sempre com Deus no coração🙏❤️🍀”

Mensagem apela ao amor-próprio

Desta forma, Ricardo Esteves volta a usar as redes sociais para deixar uma mensagem de reflexão. O texto centra-se na importância de reconhecer limites, preservar a identidade e não transformar a carência em permanência.

A publicação termina com um apelo à paz interior e ao cuidado com as escolhas afetivas.

Veja a publicação AQUI.

Siga-nos no Google News
Tiago Santos
Tiago Santos
Colaborador na área da redação de artigos no site Infocul.pt. Gosto particular pelas áreas da televisão, social & lyfestile.

Artigos Relacionados

Siga-nos nas redes sociais

31,799FãsCurtir
12,697SeguidoresSeguir
438SeguidoresSeguir
314InscritosInscrever