Padre Ricardo Esteves deixa apelo à autenticidade: “A vida é curta demais para ser vivida pela metade”, considerou.
Padre Ricardo Esteves recorreu às redes sociais para partilhar uma reflexão sobre tempo, verdade e coragem. No texto, o sacerdote alerta para o risco de viver pela metade, preso a aparências, medos ou decisões adiadas.
A publicação tem um tom direto e procura levar os seguidores a olhar para o presente como oportunidade. Mais do que esperar pelo momento ideal, a mensagem aponta para a urgência de viver com autenticidade.
Uma reflexão sobre aparências e felicidade adiada
Na publicação, Padre Ricardo Esteves começa por rejeitar uma vida construída sobre mentira ou versões que não correspondem à verdade de cada pessoa.
“A vida é curta demais para ser vivida pela metade, para sustentar mentiras, alimentar aparências, carregar versões de nós mesmos que não nos representam. Fingires cansa, esconderes sentimentos pesa e adiares a felicidade rouba um tempo que não volta mais.”
Depois, o sacerdote centra a reflexão num hábito comum: esperar pelo momento perfeito. Para Padre Ricardo Esteves, essa espera pode tornar-se uma forma silenciosa de perder a vida que já está a acontecer.
“Muitas vezes esperas o momento perfeito, não é? Talvez a oportunidade ideal ou a coragem que achas que ainda não tens… mas a verdade é que a vida acontece agora, no presente, no hoje, no que estás a viver. Todo o amanhã quando chegar, também será hoje.”
O presente como oportunidade
Entretanto, o texto sublinha que o passado já não pode ser alterado. O que fica, segundo a mensagem, é a possibilidade de olhar para cada dia como um recomeço.
“É o ontem já passou e levou com ele oportunidades, ensinamentos e tudo aquilo que não pode mais ser mudado. Por isso, olhar para cada dia como uma oportunidade, muda completamente a forma como vives.”
A partir daí, Padre Ricardo Esteves enumera vários gestos que podem transformar o dia presente: começar, falar, perdoar, amar, tentar e recomeçar.
“É entenderes que talvez não exista um momento melhor do que este para começares, para falares, para perdoares, para amar, para tentar e até para recomeçar. O tempo não espera por ninguém e tu sabe-lo! E a vida não avisa quando será a última vez.”
“Ser feliz exige coragem”
Numa fase mais pessoal da reflexão, o sacerdote recorda que a felicidade também pede verdade e presença. Não chega desejar uma vida diferente. É preciso deixar de adiar o que importa.
“Eu sei que ser feliz exige coragem, verdade, presença. Exige parar de empurrar sonhos para depois e começar a viver com mais autenticidade agora.”
Depois, Padre Ricardo Esteves deixa uma das ideias centrais da publicação: no fim, pesa sobretudo aquilo que não se viveu por medo, orgulho ou indecisão.
“Porque no fim, o que realmente pesa não é o que fazemos, mas aquilo que deixas de viver por medo, orgulho ou indecisão.”
A pergunta que fecha a mensagem
A reflexão termina com uma pergunta dirigida a quem lê. O sacerdote transforma o texto num convite à ação, sem prolongar a decisão para outro dia.
“Se hoje é a tua oportunidade… o que te impede de viveres de verdade?”
Por fim, Padre Ricardo Esteves deixou a sua saudação habitual aos seguidores.
“Um dia muito feliz para todos sempre com Deus no coração 🙏❤️🍀”
Assim, a publicação deixa uma mensagem simples, mas firme: a vida não espera pelo momento perfeito. E, para Padre Ricardo Esteves, viver de verdade começa no presente.
Veja esta publicação AQUI.

