PAN pede suspensão imediata das touradas no Campo Pequeno

PAN pede suspensão imediata das touradas no Campo Pequeno, após o ocorrido com o forcado Manuel Trindade.

Partido envia cartas e propostas à Assembleia da República

O PAN enviou três cartas abertas ao Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, à Casa Pia de Lisboa e à empresa Plateia Colossal, promotora de eventos tauromáquicos, solicitando a suspensão da atividade em Lisboa nesta época.

Além disso, o partido apresentou na Assembleia da República, esta terça-feira, duas propostas: suspender as touradas no Campo Pequeno e reconverter a praça, e interditar a participação e assistência de menores de 18 anos nestes eventos.


Tragédias recentes motivam ação do PAN

As iniciativas surgem após a morte de um jovem forcado de 22 anos e de um espectador de 73 anos, durante a última tourada no Campo Pequeno.

“Para o PAN, enquanto sociedade não podemos ficar indiferentes a estes incidentes trágicos demonstram, mais uma vez, a necessidade de se refletir sobre estes espetáculos que continuam a matar pessoas e animais na arena, num país onde a maioria da população já é contra as touradas”, afirmou a líder do PAN, Inês de Sousa Real.

- Publicidade -

Defesa da proteção das crianças e condenação da violência

A deputada destacou ainda que os espetáculos expõem crianças a cenas de extrema violência, contrariando princípios da Convenção dos Direitos da Criança.

“Não podemos ignorar o impacto que uma tragédia como a que aconteceu no Campo Pequeno tem, que culminou também na morte de um espetador adulto e que também as crianças e jovens que estavam a assistir presenciaram este episódio.”

Inês de Sousa Real considera que a violência na tauromaquia é “cruel e anacrónica”, e defende que a proteção de menores e do bem-estar animal deve prevalecer sobre tradições.


PAN reage a críticas nas redes sociais

Na segunda-feira, a mãe do forcado morto, Manuel Maria Trindade, publicou uma carta aberta criticando comentários de pessoas nas redes sociais e associando o PAN às reações.

No entanto, uma fonte oficial do partido esclareceu: “Em momento algum [o partido] não teve empatia ou respeito pela família do jovem”, garantindo que o PAN lamentou desde o início a morte ocorrida no contexto das touradas.


Argumento ético e internacional

O PAN recorda que a ONU já recomendou duas vezes medidas para afastar menores da tauromaquia e que pareceres da Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco e da Amnistia Internacional alertam para a exposição de crianças à violência.

“O divertimento e uma suposta ‘tradição’ não podem estar acima do valor da vida humana, do bem-estar animal e da proteção de crianças e jovens em relação à exposição à violência. A abolição da tauromaquia é mais do que um imperativo ético e civilizacional, é um dever coletivo para protegermos as pessoas e os animais”, concluiu Inês Sousa Real.

- Publicidade -

Destaques

Lon3r Johny levou o Sol da Caparica pela madrugada dentro

Lon3r Johny levou o Sol da Caparica pela madrugada...

Slow J cruzou mundos no Sol da Caparica

Slow J cruzou mundos no Sol da Caparica, na...

MC Paiva levou o funk brasileiro ao Sol da Caparica

MC Paiva levou o funk brasileiro ao Sol da...

ÁTOA levaram 12 anos de canções ao Sol da Caparica

ÁTOA levaram 12 anos de canções ao Sol da...

Quim Barreiros fez da Caparica uma festa popular em tamanho grande

Quim Barreiros fez da Caparica uma festa popular em...
- Publicidade -

Reportagens

- Publicidade -

Artigos relacionados