Papa Leão XIV passa “noite tranquila” após cirurgia que confirmou cancro do pulmão, revelou o Vaticano.
O Papa Leão XIV passou uma “noite tranquila” no Hospital Gemelli, em Roma, depois da cirurgia em que lhe foi retirado o lobo inferior do pulmão direito. A atualização foi transmitida esta quarta-feira, 14 de outubro, pela Sala de Imprensa da Santa Sé, que anunciou novas informações para mais tarde.
A intervenção, realizada na terça-feira, confirmou o diagnóstico de adenocarcinoma pulmonar. Segundo o Vaticano, a operação decorreu sem complicações e o pontífice regressou ao quarto depois de acordar e permanecer sob observação.
A notícia surge numa altura em que a família enfrenta também a doença de Louis Prevost, irmão mais velho do Papa, que está a receber tratamento para um mieloma múltiplo nos Estados Unidos.
Vaticano confirma remoção do lobo inferior do pulmão direito
O boletim divulgado após a operação explicou que a equipa médica recorreu a uma técnica videoassistida para remover o lobo inferior do pulmão direito.
“O Santo Padre foi submetido, tal como previsto, a uma intervenção de cirurgia torácica. Para que a intervenção fosse radical, foi extirpado o lobo inferior do pulmão direito através de uma técnica videoassistida. O exame histológico intraoperatório confirmou o diagnóstico de um adenocarcinoma pulmonar [cancro], tal como suspeitado pelos exames pré-operatórios”, lê-se no comunicado do Vaticano.
A cirurgia começou às 17h00 e terminou às 18h30, hora portuguesa. O diagnóstico foi confirmado através da análise de tecido realizada durante a intervenção.
Papa regressou ao quarto depois de acordar normalmente
Na informação divulgada na terça-feira, a Santa Sé descreveu um pós-operatório imediato sem complicações.
“A cirurgia foi bem-sucedida e não se verificaram complicações. Após a cirurgia, o Papa acordou normalmente e, após um breve período de observação, regressou ao seu quarto no 10.º andar”, informou o Vaticano.
Leão XIV tinha chegado ao Gemelli acompanhado pelo seu médico pessoal, Luigi Carbone. O hospital romano recebeu também João Paulo II e Francisco em diferentes momentos dos respetivos pontificados.
As audiências do Papa estão canceladas até 20 de outubro, para permitir a recuperação. A suspensão dos compromissos não equivale, por si só, à confirmação de uma data de alta.
Irmão mais velho está em tratamento nos Estados Unidos
Deborah Prevost, mulher de Louis Prevost, revelou à CBS News que o marido enfrenta um mieloma múltiplo e está a ser acompanhado num hospital na Flórida.
O primeiro diagnóstico remonta a 2017, tendo Louis recebido tratamento em 2019. Segundo a esposa, saiu de remissão há cerca de três meses, ao contrário da indicação de que teria entrado em remissão nessa altura.
Deborah contou ainda que o marido e o Papa conversaram na semana anterior. “Estamos a rezar e a manter o ânimo”, afirmou à estação norte-americana.
Nas informações divulgadas, não foram detalhados o estádio do cancro do pontífice nem eventuais tratamentos posteriores à cirurgia. A atualização desta manhã centra-se na forma como decorreu a primeira noite de recuperação no Gemelli.
