Pedro Chagas Freitas defende Alexandra Lencastre e critica julgamentos sobre corpo e estética, através das redes sociais.
Liberdade sobre o próprio corpo
O escritor Pedro Chagas Freitas utilizou as redes sociais para prestar uma homenagem à atriz Alexandra Lencastre e, ao mesmo tempo, criticar o julgamento público sobre a aparência das pessoas. Segundo ele, a atriz tem total liberdade sobre o próprio corpo.
“A Alexandra Lencastre faz o que ela quiser com o seu corpo. Não sei se operou o rosto, não sei se não operou. Sei que ela faz o que bem entender. Será sempre ela”, escreveu.
Crítica à arena de julgamentos
Pedro Chagas Freitas condenou o escrutínio constante sobre a aparência, considerando-o injusto e desnecessário. “Tenho um certo asco por esta espécie de arena de julgamento moral, estético. A ruga é escrutinada, o traço é dissecado como se fosse um crime, fazem-se construções filosófico-patetas sobre as escolhas de cada um”, sublinhou.
O escritor lembrou que a verdadeira essência de um ator vai muito além do físico. “A Alexandra é uma gigante da representação, tem uma alma imensa, vive a vida à flor da pele, até ao osso, inteira. É essa a sua verdade. Não são os bisturis ou os cremes, não são as linhas que se apagam ou se acentuam. Um actor não é o rosto que exibe; é a vida que reinventa, a viagem que nos faz fazer”, acrescentou.
Corpo como território de liberdade
Por fim, Pedro reforçou que ninguém deve explicações sobre escolhas íntimas e pessoais relacionadas com o corpo. “A Alexandra parece estar-se nas tintas para quem a avalia pela pele que usa. Faz ela muito bem. Ninguém deve explicações sobre a forma como decide encenar a sua própria carne. O corpo é o último território de liberdade. Tocá-lo, transformá-lo, preservá-lo, destruí-lo, são escolhas íntimas, indecifráveis. Cabem ao dono dele. Ponto”, concluiu.
O escritor terminou com uma mensagem de carinho à atriz: “Abraço apertado, Alexandra. Obrigado pelo talento”, destacando a admiração pelo percurso e dedicação da artista.
Veja a publicação AQUI.

