Pedro Chagas Freitas elogia João Almeida: “Portugal precisa de pessoas assim”, assinalou o conhecido escritor.
Escritor emociona-se com desempenho do ciclista
O escritor Pedro Chagas Freitas dedicou uma publicação nas redes sociais ao ciclista João Almeida, após a participação histórica do atleta na Volta.
Segundo o autor, “O sonho do João não acabou hoje, não terminou nesta Volta histórica. Ainda mal começou. Emociona-me alguém assim tão grande: Portugal precisa de pessoas assim, de exemplos assim.”
A bicicleta como metáfora da vida
Para Pedro Chagas Freitas, o esforço do ciclista reflete os desafios diários de todos: “A bicicleta é a metáfora para as nossas lutas diárias: temos de pedalar contra o que dói, contra o que muitas vezes não dá. O João merece tudo.”
O escritor apelou ainda para que marcas, governo e o público não descartem o atleta: “Que não se sirvam dele para o imediato, que não o descartem quando porventura não tiver tanta visibilidade, tantos holofotes.”
Um exemplo de perseverança
Pedro destacou que o talento de João Almeida não diminui mesmo em momentos de dificuldade: “Um craque, um génio, um imortal, não deixa de o ser quando as coisas correm mal.”
O escritor concluiu a mensagem com uma reflexão inspiradora: “Quando vejo o João, vejo tantas e tantas pessoas que poderiam subir a vida como ele sobe a montanha. Trepamos todos montanhas muitas vezes difíceis de escalar. Ele mostrou-nos que com mais ou menos lágrimas, com mais ou menos quedas, falhanços, impossibilidades, temos em nós as forças para encontrarmos a meta, esteja ela onde estiver, venhamos nós de onde viermos. O herói não é o que chega primeiro; é o que vem de mais longe. Gosto de pessoas assim, adoro pessoas assim. Obrigado por tudo, João.”
Foto: Pedro Chagas Freitas / Facebook (publicação abaixo)





