Pedro Chagas Freitas escreve às crianças de Gaza: «Ainda não conseguiram destruir tudo em nós», referiu o escritor.
Pedro Chagas Freitas partilhou uma reflexão dedicada às crianças de Gaza que continuam a brincar entre edifícios destruídos. O escritor encontrou na capacidade de transformar ferros, tábuas e escombros em brinquedos uma demonstração de coragem perante um cenário marcado pela destruição.
Na publicação divulgada nas redes sociais, o autor estabeleceu um contraste entre a complexidade das decisões tomadas pelos adultos e a simplicidade com que as crianças procuram preservar momentos de alegria.
«Viver é a coragem das crianças»
“De um pedaço de ferro faz-se um escorrega. Eis a vida toda numa frase. De um pedaço de ferro faz-se um escorrega. Ser feliz é tão simples, não é? Há especialistas, comentadores, presidentes, ministros, generais, porta-vozes. As crianças têm uma tábua e descem por ela a rir. De uma viga caída faz-se um baloiço. De uma parede destruída faz-se uma montanha”, escreveu.
Pedro Chagas Freitas destacou depois a forma como as crianças conseguem olhar para as ruínas e encontrar ainda um espaço para brincar.
“Viver é a coragem das crianças: olhar para as ruínas tenebrosas e perguntar: ‘Dá para brincar?’ A vida dá sempre para brincar. Brincar não significa que está tudo bem, significa apenas que ainda não conseguiram destruir tudo em nós”, concluiu.
A mensagem não ignora a violência do cenário. Pelo contrário, apresenta a brincadeira como uma forma de resistência e de preservação da infância no meio da destruição.
Veja a publicação AQUI.
