Pedro Chagas Freitas reage ao despedimento de Ruben Amorim do Manchester United

Pedro Chagas Freitas reage ao despedimento de Ruben Amorim do Manchester United, através das redes sociais.

Texto do escritor português marca despedimento do treinador

Na sequência do despedimento de Ruben Amorim do Manchester United, ocorrido ontem, Pedro Chagas Freitas publicou um texto de opinião que rapidamente gerou reações.

Desde logo, o autor refletiu sobre coragem, liderança e consequências. O texto foi partilhado tal como escrito, sem alterações, e dirige-se diretamente ao treinador português.

Texto integral assinado por Pedro Chagas Freitas

“Pode haver uma coragem inteligente e uma coragem estúpida? Pode a coragem, por vezes, ser um erro? Até onde deve uma pessoa agarrar-se às suas ideias, aos seus ideais, às suas convicções? O que vale mais: aquilo em que acreditamos ou a sobrevivência? Amorim foi despedido porque teve coragem. Na conferência de imprensa do fim de semana, apontou dedos, desafiou, provocou. Disse o que sempre disse no Sporting: vou ficar aqui com as minhas ideias até ao fim, a fazer o que eu acredito, a definir de acordo com o que penso, e não com as de mais ninguém; se não quiserem que seja assim, despeçam-me, que eu não me demito. Queria saber se estava sozinho na luta ou se havia quem fosse com ele para a lama. Ninguém foi. É mais fácil despachar quem aponta o problema que ninguém consegue resolver do que resolver o problema que ninguém quer resolver. Acho que vai ser sempre assim. Para um líder ter coragem, quem o suporta tem de a ter também. A direcção do Sporting teve-a: mesmo depois de um 4º lugar, ficou, renovou, juntou a sua coragem à dele, atiraram-se juntos para a possibilidade do abismo. A do United não teve. Apequenou-se, trepou pelo ego. Não sei o que vai ser de Amorim agora; sei que vai ser um grande treinador. Não tenho mais dúvidas agora do que tinha há 14 ou 15 meses quando saiu de Portugal. É um craque. Lê o jogo, e até a vida, com a simplicidade dos grandes. Suspeito que o génio está nos simples. Aliás: tenho a certeza de que o génio é o simples. Ele é.
Abraço, Ruben.”

Coragem, liderança e futuro em debate

Assim, Pedro Chagas Freitas associa diretamente a saída de Ruben Amorim à forma como exerceu liderança. Ao mesmo tempo, estabelece um paralelismo com o apoio dado no passado pelo Sporting.

Por fim, o autor termina com uma mensagem pessoal ao treinador, sublinhando a convicção de que o seu percurso continuará a ser marcado pelo sucesso, independentemente do desfecho em Manchester.

Pode ver a publicação AQUI.

Destaques

The Pretty Reckless estreiam-se em Portugal com rock puro no Palco Mundo do Rock in Rio Lisboa

The Pretty Reckless estreiam-se em Portugal com rock puro...

Jimmy P levou maturidade, identidade e força urbana ao Rock in Rio Lisboa

Jimmy P levou maturidade, identidade e força urbana ao...

Kaiser Chiefs no Rock in Rio Lisboa: “Temos de mostrar que ainda sabemos fazer isto”

Kaiser Chiefs no Rock in Rio Lisboa: “Temos de...

Blasted Mechanism no Rock in Rio: 30 anos condensados “à porrada” e um novo disco a caminho

Blasted Mechanism no Rock in Rio: 30 anos condensados...
Publicidade
Alojamento Web

Reportagens

Artigos relacionados