Sexta-feira, Outubro 22, 2021

Pegões: Apreensão de 400 quilos de amêijoa-japonesa por captura proibida

O Comando Territorial de Setúbal, através do Posto Territorial de Canha, ontem, dia 27 de dezembro, apreendeu 400 quilos de amêijoa japonesa, Ruditapes philippinarum, na localidade de Pegões.

 

No âmbito de uma ação de fiscalização rodoviária na Estrada Nacional n.º 4, em Pegões, os militares detetaram um veículo a efetuar o transporte de bivalves em situação irregular, capturados no rio Tejo, na localidade de Samouco.

 

Por se encontrar proibida a pesca deste tipo de bivalves nesse local, bem como pela falta de documento de registo de Molúsculos Bivalves Vivos, Equinodermes e Tunicados, a mercadoria foi apreendida, tendo sido elaborado o respetivo auto de contraordenação, correspondente a uma coima que pode chegar aos 3.740 euros.

 

Os bivalves, por se encontrarem ainda vivos, foram devolvidos ao seu habitat natural.

 

A Guarda Nacional Republicana reforça que a introdução no consumo deste tipo de bivalves pode colocar em causa a saúde pública, em resultado de possíveis contaminações através de toxinas, uma vez que não são sujeitos a uma depuração adequada nem ao seu rigoroso controlo higiossanitário.

Artigos Relacionados

Siga-nos nas redes sociais

23,900FãsCurtir
154SeguidoresSeguir
114InscritosInscrever