Sexta-feira, Setembro 17, 2021

RTP1 celebra Zeca Afonso no dia do 92º aniversário

RTP1 celebra Zeca Afonso no dia do 92º aniversário

No dia 2 de agosto faria 92 anos Zeca Afonso, um dos maiores vultos da nossa cultura e figura maior do século XX português, e a RTP1 celebra-o numa noite muito especial.

A RTP1 dedica a noite de segunda-feira à vida e obra de Zeca Afonso. Devemos a José Afonso um conjunto de canções e pensamentos que mudaram o curso da música em Portugal. Insatisfeito com as formas e práticas da canção de Coimbra, atento aos contextos sociais e políticos do país real, foi criando uma obra que abriu e alargou horizontes, juntando à criação musical objetivos de luta. Primeiro contra o regime, depois a favor da criação de um modelo de sociedade. 

Assim, às 21h00, iremos poder assistir ao documentário “José Afonso: Traz Outro Amigo Também”, da autoria de Nuno Galopim e Miguel Pimenta. A mesma dupla que em 2020 assinou “Eu Amália, voltou a mergulhar nos arquivos da RTP, desta vez em busca de memórias de José Afonso. Entrevistas gravadas em vários momentos e lugares, atuações ao vivo, reportagens, participações em programas de televisão, são a matéria prima das imagens e palavras que aqui nos contam uma história… na primeira pessoa. 

Através dos arquivos da Rádio e Televisão da RTP, entre entrevistas, atuações e reportagens, José Afonso fala-nos de si, das suas canções e de como estas refletiram as suas ideias. Juntando parceiros e nunca perdendo uma noção de rumo este é um percurso central na história da música portuguesa ainda hoje vivo e pungente tanto pelas memórias das gravações do próprio José Afonso como pelas versões que outros continuam a criar a partir da sua obra. 

No dia em que passam 92 anos sobre a data do seu nascimento e no ano que assinala o meio século de vida de “Cantigas do Maio”, um dos discos mais marcantes da sua obra e uma peça central na história da música portuguesa, é nossa intenção celebrar uma maiores figuras da cultura portuguesa do século XX, pelo que lhe prestamos homenagem num concerto com direção artística do músico Agir: O Cantinho do Zeca .

A partir das 22h00, num espetáculo inédito, a partir do Teatro Capitólio, vários convidados especiais recriam o legado maior do cantautor, dando-lhes novas vozes, mas sempre mantendo a essência de cada canção intemporal.  Com um cenário especialmente concebido para o efeito e uma autêntica “super banda musical”, é a “geração-filha” de Zeca Afonso que o traz à nossa memória, com momentos muito surpreendentes.

Recorde as canções e os pensamentos de quem, até hoje, é uma figura central na história da música portuguesa em dois trabalhos inéditos numa produção da Inovação RTP, para acompanhar ao longo da noite da próxima segunda-feira na RTP1.

Fonte: RTP1

Artigos Relacionados

Siga-nos nas redes sociais

23,900FãsCurtir
154SeguidoresSeguir
109InscritosInscrever